dc.contributor.author | Oliveira, Cassimara Rita Longhi | pt_BR |
dc.contributor.other | Ribeiro, Cristiane | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-15T15:17:29Z | |
dc.date.available | 2021-01-15T15:17:29Z | |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/68325 | |
dc.description | Orientadora : Cristiane Ribeiro | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: : Sabe-se que a evasão escolar caracteriza-se pelo abandono, pela desistência de continuar estudando e a grande maioria dos que evadem ou desistem tem um nível sócio-econômico baixo e deixam de estudar tendo em vista que os mesmos já reprovaram algumas vezes, o que faz com que isso passe a ser um dos maiores problemas do sistema educacional brasileiro. Pretendeu-se, ao longo deste artigo apresentar alguns problemas que envolvem a escola e a educação de uma forma geral na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima de Palmas Paraná. Será abordada a questão do homem e da cultura, pois a educação trabalha fundamentalmente com pessoas e nada mais justo que fazer um estudo, por mais breve que seja, do comportamento destes, enquanto seres humanos influenciados pelos processos educativos. A educação caracteriza-se pelo desenvolvimento e transformação progressiva das capacidades intelectuais dos alunos em direção ao domínio dos conhecimentos e sua aplicação. O ensino deve ser a combinação adequada entre a condução do processo de ensino pelo professor e a assimilação ativa como atividade autônoma e independentemente do aluno, assim ele não deve ir a escola somente para assistir aula, mas sim, pesquisar e produzir, transformandose em agente útil da sociedade. A ação pedagógica implica numa relação especial em que o conhecimento é construído. Para tanto, exige do educando uma ação adequada às possibilidades de desenvolvimento de seus educandos. A educação não deve em hipótese alguma, desviar-se do seu caminho. Precisamos continuar a desenvolver esforços na busca afetivamente preparar indivíduos conscientes de seu papel na sociedade. E para que isso aconteça, devemos buscar manter todos os alunos na escola evitando a problemática da evasão escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 22 f. : il., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação - Brasil | pt_BR |
dc.title | Evasão escolar, causas e consequências no cotidiano da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima - Palmas - PR | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização | pt_BR |