• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão Escolar
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão Escolar
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Evasão escolar, causas e consequências no cotidiano da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima - Palmas - PR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    E - CASSIMARA RITA LONGHI OLIVEIRA.pdf (290.6Kb)
    Data
    2010
    Autor
    Oliveira, Cassimara Rita Longhi
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: : Sabe-se que a evasão escolar caracteriza-se pelo abandono, pela desistência de continuar estudando e a grande maioria dos que evadem ou desistem tem um nível sócio-econômico baixo e deixam de estudar tendo em vista que os mesmos já reprovaram algumas vezes, o que faz com que isso passe a ser um dos maiores problemas do sistema educacional brasileiro. Pretendeu-se, ao longo deste artigo apresentar alguns problemas que envolvem a escola e a educação de uma forma geral na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima de Palmas Paraná. Será abordada a questão do homem e da cultura, pois a educação trabalha fundamentalmente com pessoas e nada mais justo que fazer um estudo, por mais breve que seja, do comportamento destes, enquanto seres humanos influenciados pelos processos educativos. A educação caracteriza-se pelo desenvolvimento e transformação progressiva das capacidades intelectuais dos alunos em direção ao domínio dos conhecimentos e sua aplicação. O ensino deve ser a combinação adequada entre a condução do processo de ensino pelo professor e a assimilação ativa como atividade autônoma e independentemente do aluno, assim ele não deve ir a escola somente para assistir aula, mas sim, pesquisar e produzir, transformandose em agente útil da sociedade. A ação pedagógica implica numa relação especial em que o conhecimento é construído. Para tanto, exige do educando uma ação adequada às possibilidades de desenvolvimento de seus educandos. A educação não deve em hipótese alguma, desviar-se do seu caminho. Precisamos continuar a desenvolver esforços na busca afetivamente preparar indivíduos conscientes de seu papel na sociedade. E para que isso aconteça, devemos buscar manter todos os alunos na escola evitando a problemática da evasão escolar.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68325
    Collections
    • Gestão Escolar [99]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV