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dc.contributor.authorMercuri, Edisonpt_BR
dc.contributor.otherKuenzer, Acácia Zeneidapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-28T23:52:10Z
dc.date.available2020-12-28T23:52:10Z
dc.date.issued1994pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68246
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Acácia Zeneida Kuenzerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 236-251pt_BR
dc.description.abstractResumo: Em qualquer campo de atuação profissional exige-se hoje, que o homem tenha a um só tempo, conhecimentos amplos e abrangentes como os antigos generalistas e simultaneamente, a meticulosa precisão dos especialistas. O Mundo do Trabalho exige abertura, amplitude de conhecimentos e preciosa exatidão na competência para atingir o objetivo compartilhado por todos, que é a produtividade. É senso comum, por outro lado, que as escolas, em todos os níveis, não têm conseguido responder às demandas de informação competente por parte da comunidade. Que caminhos, que projetos, que modelos seguir, para onde quer ir a sociedade brasileira? Pode-se perguntar: Que educação é oferecida às crianças de hoje visando a perspectiva de construção do futuro? Um processo de Educação Permanente? Educação Crítica? Educação para o Trabalho? Estas, entre outras questões, podem ser tomadas como o pano de fundo dos questionamentos desta dissertação. A ideia central desta pesquisa é estudar algumas das relações entre Educação e Trabalho na perspectiva do processo em fase da implantação nos sistemas industriais de produção altamente mecanizados, qual seja, o emprego da automação e robotização. Não se pretende resolver, num trabalho de natureza dissertativa como este, os complexos problemas implícitos na relação Educação - Trabalho, mas estudá-los registrando a sua compreensão, na convicção de que, se definam os limites, possibilidades e oportunidades para a sua articulação como alternativas exequíveis, eficientes e eficazes para a solução da problemática educacional. Pretende-se abarcar, no rumo das consequências sociais do avanço tecnológico, o período considerado crucial para a entrada dessas novas técnicas no Brasil ao nível conjuntural, entre as décadas de 1980 e 90. Desenvolve-se uma resenha de literatura sobre o tema numa perspectiva dialética dando, desta forma, suporte teórico para uma discussão crítica dos objetivos delineados com os pressupostos. Constituído esse arcabouço, busca-se verificar numa Pesquisa de Campo, como se dá, na prática, a caracterização dos fatos concretos decorrentes da introdução de novas tecnologias no cotidiano da fábrica e na vida dos cidadãos. Paralelamente pretende-se buscar verificar o papel desempenhado pela escola, observando a questão das novas competências exigidas pelo mercado de trabalho e do domínio de novos conteúdos, suas implicações nas inovações curriculares, a integração disciplinar, a interdisciplinaridade na politecnia, etc., intentando, à partir destas inferências, entender os processos que estarão dando suporte para a emergência do salto qualitativo da Educação esperado pela sociedade. Entre as conclusões que podem ser tiradas figura a de que a escola, nos moldes em que está funcionando hoje na sociedade brasileira, não dá conta de formar com competência o trabalhador para atuar tecnicamente no sistema produtivo, e, menos ainda, de formá-lo como cidadão consciente e atuante na sociedade. Em razão disso, são apresentados alguns parâmetros e pontos críticos para se discutir a composição de novos currículos escolares.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Today, in any field of performance, the man should have more and more knowledge of ancient generalists and a meticulous exactness of the specialists. The world of work waits from professionals, sensibility and opening for changings, extent largeness of knowledge and competency of get productivity. It's a common sense that the schools, in all levels, don't give a good answer to the whole complete formation for the real practice of citizenship. The volume of informations produced by new scientific contributions increase the phase shift between the learning and the day by day life. Which ways, which projects, could be adopted for educational model concerning the technological revolution? The main idea of this research is to study some aspects of the interface education/work attempting to the automatic productive process of manufacturer. We intend, for this, to check the news procedures that the nowadays market waits of the students liabilities. Considering the conclusions we have got, it's more than necessary the restructuration of the matter contained of teaching course to improve the society knowledge, to find best solutions for more and more complex problems.pt_BR
dc.format.extent[ix], 292 f. + anexos : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAutomaçãopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação, automação e capacitação para o trabalhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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