Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos, Gabriela Chiva de Sá e, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherCardoso, Patrícia da Silva, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-10-27T22:06:02Z
dc.date.available2020-10-27T22:06:02Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67597
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Patrícia da Silva Cardosopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 27/02/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 179-184pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: Com o objetivo de estudar a construção de mundos ficcionais na literatura infantil, investigando a relação entre texto e imagem nesse processo, esta pesquisa é dedicada à análise dos mundos presentes nas obras de Lewis Carroll e Neil Gaiman, Aventuras de Alice no país das maravilhas e Coraline, respectivamente. Para tal, é assumido o conceito do potencial criador humano com base em Ostrower (2001) e Frye (2017) que reconhece a criatividade como característica inerente ao ser humano, de modo que este é capaz de imaginar ou construir outros mundos a partir de um meio ambiente já concebido. A análise é realizada de maneira crítica e comparativa entre as duas obras de acordo com a estrutura narrativa do "monomito" ou "jornada do herói" proposta por Campbell (1999) que contempla as etapas de separação do mundo inicial (o mundo comum e conhecido), a iniciação da aventura em uma região desconhecida (o mundo extraordinário) e o retorno após o cumprimento das provas ou desafios. Assumindo, então, duas obras de literatura infantil que apresentam um ou mais mundos ficcionais de maneira verbal e não verbal, a pesquisa busca desmistificar a ideia de que a literatura infantil e a ilustração são supérfluas ou menores artisticamente. Palavras-chave: Mundos ficcionais. Aventuras de Alice no país das maravilhas. Coraline. Ilustração. Literatura infantil.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In order to study the construction of fictional worlds in children's literature, investigating the relation between text and image in this process, this research is dedicated to the analysis of the worlds presented in the works of Lewis Carroll and Neil Gaiman, Alice's adventures in wonderland and Coraline, respectively. To this end, it is assumed the concept of the human creative potential based on Ostrower (2001) and Frye (2017) that recognizes creativity as an inherent characteristic of human beings, so that they are able to imagine or build other worlds based on an environment already conceived. The analysis is carried out in a critical and comparative way between the two works according to the narrative structure of the "monomyth" or "hero's journey" proposed by Campbell (1999), which contemplates the stages of separation from the initial world (the common and known world), the initiation of the adventure in an unknown region (the extraordinary world) and the return after all of the trials or challenges are accomplished. Assuming, then, two works of children's literature that present one or more fictional worlds in a verbal and non-verbal manner, the research seeks to demystify the idea that children's literature and illustration are superfluous or artistically inferior. Keywords: Fictional worlds. Alice's adventures in wonderland. Coraline. Illustration. Children's literature.pt_BR
dc.format.extent184 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCarroll, Lewis, 1832-1898 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectGaiman, Neil, 1960-pt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenil - História e críticapt_BR
dc.subjectIlustração de livrospt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleMundos ficcionais : do texto à imagempt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples