As exposições e eventos nas conferências nacionais de educação : um repertório pedagógico para se dar a ver (1927-1956)
Resumo
Resumo: Os aspectos da cultura material escolar em Exposições e Eventos que ocorreram no século XX, vinculados às Conferências Nacionais de Educação (CNEs), entre 1927 e 1956, promovidas pela Associação Brasileira de Educação (ABE), constituíram o tema deste trabalho. A ABE teve papel fundamental no campo pedagógico e da educação escolar no Brasil. Sua atuação se dava na realização de debates, inquéritos, pesquisas, exposições, bibliotecas, publicações, conferências e cursos que contribuíram para a educação nacional. Esta investigação procurou mapear as Exposições e Eventos, ligadas às CNES, como possíveis constituidoras de um amplo repertório que divulgavam as práticas educativas e de produção material para a escola brasileira. Para além disso, elas podem ser tomadas como uma estratégia para dar a ver uma escola dita moderna e, também, para fomentar o debate em torno das condições materiais da instrução pública, naquele período. Este trabalho privilegia entre as inúmeras atividades e ações as exposições pedagógicas e escolares; as visitas às escolas consideradas referências; as apresentações de exercícios físicos em geral e de canto orfeônico, entre outras que constituíram um amplo repertório pedagógico. Para a investigação e coleta de fontes a pesquisa valeu-se de um corpus documental composto por ofícios, cartas, relatórios, impressos da ABE, fotografias, notícias publicadas na imprensa e periódicos. Todo o material arrolado está disponível nos acervos da ABE, da Companhia Melhoramentos de São Paulo, do Departamento de Arquivo Público do Paraná, da Biblioteca Pública do Paraná, da Biblioteca do Museu Paranaense, da Divisão de Documentação Paranaense, da Casa da Memória, do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, da Cinemateca e da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, entre outros. O trabalho está divido em três partes. A primeira delas é denominada Exposições e Eventos: cenas e cenários e as Conferências, na perspectiva de que as Exposições e Eventos seriam as cenas e, as Conferências, os cenários em que elas se deram. A segunda explora as Exposições e Eventos - um repertório pedagógico em destaque, no intento de descrever alguns eventos inseridos nos programas das Conferências, apoiada concomitantemente pelas notícias publicadas na imprensa. E a última parte Entrelaçando os fios e ajustando o foco no Paraná, propõe aproximarse das articulações para I CNE (1927), em Curitiba, bem como explorar a mostra do Paraná, na Exposição do Congresso de Goiânia (1942) e as Exposições e Eventos ocorridos na XI CNE (1954), também em Curitiba. As referências teóricas para o auxílio analítico vinculam-se à perspectiva dos estudos sobre a cultura material escolar e da história cultural. As autoras Rosa Fátima de Souza, Vera Lucia Gaspar da Silva e Gizele de Souza com o aporte para a cultura material escolar. Roger Chartier e Michel de Certeau na história cultural. Entre tantas outras bibliografias que vão auxiliar a compor as análises destacam-se as contribuições de Marta Carvalho acerca da ABE e das Conferências Nacionais de Educação. Sobre a história da educação, da escola e da cultura ancora-se nas referências propostas por Agustín Escolano Benito. Palavras-chave: Cultura Material Escolar, Exposições, Conferências Nacionais de Educação, Eventos Pedagógicos, Associação Brasileira de Educação. Abstract: The theme of this work is composed by aspects of the school equipment culture presented in exhibitions and events during the 20th century, linked to National Education Conferences (NECs) that happened between 1927 and 1956 promoted by the Brazilian Education Association (ABE). This association played a key part in the pedagogical and the formal schooling fields in Brazil. It operated by organizing debates, enquiries, researches, exhibitions, libraries, publications, conferences and courses which contributed to Brazilian education historical development. The present investigation sought to map the Exhibitions and Events related to NECs, as possible constituents of a large repertoire made to publicize the educational materials and practices for Brazilian schools. Furthermore, they can be viewed as a strategy to idealize a so said modern school and also to foster the debate on public education material conditions during that period. This work prioritizes, amongst all activities and actions, the pedagogical and school exhibitions; study visits to referential schools; physical exercise and choir singing presentations in general, amongst others that formed a broad pedagogical repertoire. Several documents were utilized to compose the research and collection of data, such as circular letters, letters, reports, ABE printed documents, photographs, historical press news and periodicals. All the listed material is available on the BEA catalogue, Melhoramentos Company (São Paulo), Parana's Public Archive's Department, Parana's Documentation Division, Memory House, Parana's Historical and Geographical Institute, Parana's Cinema Collection and Hemeroteca Digital from the National Library, amongst others. The present work is divided in three parts. The first of them is called Exhibitions and Events: scenes and sceneries and the Conferences, being exhibitions and events the scene and Conferences the scenarios where they were placed. The second part explores exhibitions and events - a highlighted pedagogical repertoire, which tries to describe some integrated events on the Conference's programs, whilst supported by press News. The last part, Interweaving threads and focusing in Parana, intents to approach I CNE articulations in Curitiba, and also to explore Parana's Mostra (Exhibition) on the Goiânia Congress (1942) and the exhibitions and events that happened during the XI CNE (1954), also in Curitiba. Theoretical reference for the analysis binds itself to school cultural material and cultural History. The authors Rosa Fátima de Souza, Vera Lucia Gaspar da Silva e Gizele de Souza bring the support to the school material culture. Roger Chartier and Michel de Certeau in cultural history. Amongst all the literature composing the analysis, it is possible to highlight the contributions from Maria Carvalho about BEA and National Education Conferences. Agustín Escolano Benito contributed with references on education history, school and culture. Key words: School Material Culture, Exhibitions, National Education Conferences, Pedagogical Events, Brazilian Education Association.
Collections
- Dissertações [947]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba
Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ... -
Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
Salgado, Andressa Mattos (2012)Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ... -
O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba
Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...