dc.contributor.author | Lee, Erika Yamamoto, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.other | Padovani, Stephania, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-25T22:50:42Z | |
dc.date.available | 2021-06-25T22:50:42Z | |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/67258 | |
dc.description | Orientadora: Profª Drª Stephania Padovani | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 20/02/2020 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 244-257 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A sociedade brasileira tem perdido progressivo interesse por livros impressos, de modo geral, comportamento que se reflete diretamente na perda do fascínio das crianças pela modalidade de livro ilustrado infantil. O Livro Ilustrado Infantil Impresso (L.I.I.I.) tem maior relevância pela agilidade de acesso ao conteúdo e prazer estésico (visual, táctil e olfativo), que incentivam o fortalecimento do vínculo com a criança. A personalização de produtos tem ganhado espaço no mercado, como estratégia de criar vínculo afetivo entre o usuário e o objeto. Contudo, o método de produção do L.I.I.I. ainda segue o processo tradicional, considerando apenas as capacidades intelectuais e ideias dos autores, designers e ilustradores sem a participação da criança como um viés que contemple suas preferências dentre os elementos constitutivos no L.I.I.I. Desde a primeira revisão bibliográfica sistemática (RBS), foi possível identificar a lacuna dentre os termos que abrangem o foco da pesquisa, assim como a falta de um método que respeite a voz da criança como participante na construção de um L.I.I.I. Esse problema intensifica o desinteresse da criança pelo L.I.I.I., causando o seu distanciamento do livro impresso e principalmente da leitura. Tais questões moldam o problema do qual parte esta pesquisa: como envolver crianças na criação de mecanismos de personalização para livros infantis ilustrados impressos? Para solucionar o problema identificado, a investigação é conduzida por um conjunto de métodos de pesquisa do design science research (DSR) e é dividida em quatro fases: 1ª - levantamento e conscientização da existência de pesquisas científicas aplicadas e metodológicas sobre o processo de desenvolvimento do L.I.I.I., tanto no Design quanto nas artes visuais, que estimulem a criatividade infantil, realizado em cinco etapas simultâneas, entre revisões textuais, entrevistas com autores/ilustradores e professores de educação artística, pesquisas de mercado local e dinâmica com crianças; 2ª - sugerir a proposta preliminar, por meio de abordagens do Design, a qual permite integração entre o usuário (criança) e as etapas do método; 3ª - Aplicar e analisar os resultados, considerando o feedback dos facilitadores e 4ª - Analisar e refinar o método, em colaboração com profissionais do L.I.I.I. Após a obtenção dos resultados das fases, conclui-se que o método integrado é flexível e pode ser aplicado para a definição dos elementos e componentes do L.I.I.I. de acordo com a demanda da criança. O presente estudo oferece às pesquisas futuras: possível aplicação quantitativa, oficinas de literatura quanto ao aprendizado na distinção de elementos do L.I.I.I. e pode se tornar aplicável para sistemas virtuais. Nessa perspectiva, esta pesquisa oferece contribuições teóricas e aplicadas para o setor de publicação infantil. Palavras-chave: Livro ilustrado infantil impresso. Método de Design. Participação da criança. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Brazilian society has lost interest by printed books in general, behavior that directly reflects loss fascination of children through the modality of printed illustrated children's book. The Printed Illustrated Children's Book (P.I.C.B.) has greater relevance for the agility of access to content and stoic pleasure (visual, tactile and olfactory), that encourage the strengthening of the bond with the child. The customization of products has gained space in the market, as a strategy to create an affective bond between the user and the object. However, the method of production of P.I.C.B. still follows the traditional production, considering only the intellectual, ideas and capacities of the authors, designers, illustrators without the participation of the child as a bias which contemplates its preferences among the constitutive elements in P.I.C.B. From the first systematic bibliographic review (S.B.R.), was possible to identify the gap between the terms that cover the focus of the research, as well as the lack of a coherent method that respects the voice of the child as a participant in the construction of a P.I.C.B. This problem intensifies the child's disinterest in P.I.C.B., causing his distancing from the printed book and especially from reading. Such the questions shaped by the problem from which this research starts: how to involve children in the creation of personalization mechanisms for printed illustrated children's books (P.I.C.B.)? To solve the identified problem, the research have been conducted through a set of methods by design science research (DSR) and are divided into four phases: 1st - survey the existing scientific research, applied and methodological research on the process of development of P.I.C.B., both in design and visual arts, stimulate children's creativity. To be carried out in five (5) simultaneous stages between textual reviews, interviews with authors/illustrators and teachers of artistic education, local market research; 2nd - to suggest a preliminary method, through design approaches, which allows integration between the user (child) and the steps of the method; 3rd - Apply the method and analyze the results, considering the feedback from the facilitators and 4th - Analyze and refine in collaboration with professionals from P.I.C.B. After obtaining the results of the phases, it is concluded that the integrated method is flexible and can be applied to define the elements and components of the P.IC.B. according to the child's demand. The present study offers to future research a possible quantitative application: literature workshops regarding learning to distinguish elements of the P.I.C.B. and can become applicable for virtual systems. In this perspective, the results can contribute with theoretical and practical advances in the area of design, also disseminating to other areas such as Children's Literature and Education. To do so, this research offers theoretical and applied contributions to the print publishing sector. Keywords: Printed children's illustrated book. Design method. Children's participation | pt_BR |
dc.format.extent | 267 p. : il. (algumas color.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Livros ilustrados para crianças | pt_BR |
dc.subject | Design - Metodologia | pt_BR |
dc.title | Método integrado de cocriação com crianças de mecanismos de personlização em livros infantis ilustrados impressos | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |