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dc.contributor.advisorMachado, Rodrigo Vasconcelos, 1971-pt_BR
dc.contributor.authorLuciano, Antoniele de Cássia, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-10-27T22:18:18Z
dc.date.available2020-10-27T22:18:18Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67167
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rodrigo Vasconcelos Machadopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 14/02/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 120-130pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: Os chamados paratextos editoriais teorizados por Gérard Genette surgem como uma espécie de vestíbulo para o texto e representam escolhas do autor ou do editor da obra, carregando sempre uma intenção que justifica sua existência. Nessa perspectiva, este estudo buscou apresentar como prefácios - autorais e alógrafos, presentes no conjunto de obras da escritora mineira Conceição Evaristo podem indicar caminhos editoriais seguidos pela autora, bem como a construção de sua imagem ao longo de diferentes edições, inclusive as de uma mesma obra publicadas em períodos distintos. Ao mesmo tempo, esta pesquisa buscou verificar como esses mesmos paratextos são utilizados para colocar em evidência junto ao leitor questões centrais da obra da escritora - o sujeito-mulher-negra, a violência contra corpos negros e o expediente da memória e ancestralidade. Fazem parte dessa análise os textos introdutórios de Ponciá Vicêncio, Becos da Memória, Insubmissas Lágrimas de Mulheres, Olhos d'água e Histórias de Leves Enganos e Parecenças. Os resultados apontam para uma nova utilidade para o prefácio, considerando Evaristo como uma voz social da coletividade e detentora de um fazer literário ancorado no que ela mesma definiu como escrevivência. Palavras-chave: Conceição Evaristo. Literatura Negra. História do Livro. Paratextos editoriais. Prefácios.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The paratexts theorized by Gérard Genette appear as a sort of vestibule for the text and represent the author's or publisher's choices, always carrying an intention that justifies its existence. From this perspective, this study aims to present as prefaces - own and allographs, in the works of writer Conceição Evaristo can indicate editorial paths followed by the writer, as well as the construction of her image along different editions, including the same one published in different years. At the same time, this research aims to verify how these same paratexts highlight the central issues of the writer's work - the black woman, the violence against blacks and the expedient of memory and ancestry. It is part of this analysis the prefaces of Poncia Vicêncio, Becos da Memória, Insubmissas Lágrimas de Mulheres, Olhos d'água, e Histórias de Leves Enganos e Parecenças. The results point to a different use for the preface, considering Evaristo as a social voice of the collectivity and holder of a self-anchored writing, as she defined as escrevivência. Palavras-chave: Conceição Evaristo. Black Literature. Book History. Paratexts. Prefaces.pt_BR
dc.format.extent175 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEvaristo, Conceição, 1946-pt_BR
dc.subjectNegras - Literaturapt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titlePrefácios em Conceição Evaristo : a escritora e a crítica literáriapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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