O potencial da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação Física para a formação inicial, na mediação do licenciando com o campo formativo e na incorporação de disposições para a docência
Date
2020Author
Ziliotto, Daniele Sotta, 1974-
Metadata
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Educação física - Estudo e ensinoProfessores de educação fisica - Formação
Programas de estagio
Estágio supervisionado
Educação fisica - Curriculos
Educação
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Dissertação DigitalAbstract
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo central investigar o potencial da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado do curso de licenciatura em Educação Física para a formação inicial, na mediação do licenciando com o campo formativo e na incorporação de disposições para a docência. Especificamente procurou: (a) Identificar na literatura a constituição do processo formativo e o potencial do Estágio Curricular Supervisionado frente à docência. (b) Investigar disposições incorporadas do licenciando de Educação Física e a constituição dos saberes durante o Estágio Curricular Supervisionado no processo de formação docente. (c) Diagnosticar e analisar a significação atribuída pelo licenciando a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado na configuração docente, a partir das relações estabelecidas entre o campo escolar e o acadêmico, durante o curso de Educação Física. Optou-se metodologicamente pela pesquisa qualitativa, tendo como lócus da pesquisa um curso de Licenciatura em Educação Física do ensino privado em Curitiba/PR. Os agentes participantes da pesquisa foram acadêmicos do 6º período do referido curso, os quais estavam encerrando o ciclo acadêmico tendo vivenciado os três semestres de estágios supervisionados. Os instrumentos utilizados para a coleta das informações foram o questionário com 28 participantes, observação e uma sessão de grupo focal com 6 integrantes. Os dados produzidos foram categorizados inicialmente a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e examinados por meio da triangulação (DENZIN; LINCOLN, 2006). Os aportes teóricos para as análises são sustentados a partir das reflexões de autores das Ciências da Educação, principalmente: Pimenta (2002), Marcelo (1999; 2013), Tardif (2002); Pimenta e Lima (2012, 2004, 2005); Benites (2012), Bourdieu (2008, 2009). No que diz respeito aos resultados, o estudo evidenciou que os participantes reconhecem a disciplina de estágio como relevante e de grande impacto na formação docente, compreendendo-a não como um componente a parte, mas como uma possibilidade de mobilização do corpo de conhecimentos e como um momento de aproximação com o mercado de trabalho. Apontam a escola como local privilegiado da formação, valorizando as experiências, as disposições agregradas ao habitus advindas das diferentes socializações, relatando que as mediações e intervenções dos professores colaborador e supervisor são de extrema relevância para a constituição professoral. Identificou-se, igualmente, nos depoimentos dos alunos, que a escolha profissional trouxe consigo uma história de vida podendo ser resultante da adaptação do agente a condição social objetiva (BOURDIEU, 2008). Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado. Formação docente. Educação Física. Abstract: The following research had as central objective investigate the potential of the Supervised Curricular Internship discipline of the graduation course in Physical Education for initial formation, in the mediation of the graduate with the formative field and in the incorporation of disposals for teaching profession. Specifically sought: (a) identify, in the literature, the constitution of the formative process and the capacity of the Supervised Curricular Internship compared to teaching profession. (b) Investigate dispositions incorporated from the Physical Education graduate and the constitution of knowledge during the Supervised Curricular Internship in the formative process of teaching profession. (c) Diagnose and analyze the meaning attributed, by the graduate, to the Supervised Curricular Internship in the teaching configuration, based on the stablished relations between school and academic fields, during the Physical Education course. Qualitative research was chosen methodologically, having as the place of research a Physical Education graduation course in the private teaching scenario of Curitiba, Paraná. The participants of the research were students of the 6th semester of the referred course, who were ending the academic cycle having experienced the three semesters of supervised internship. The instruments used for information collection were the questionnaire with 28 participants, observation and a 6 members focal group session. The data produced was initially categorized based on the content analysis (BARDIN, 2011) and examined by means of triangulation (DENZIN; LINCOLN, 2006). The theoretical contributions for the analysis are sustained on the reflections of Education Sciences authors, specially: Pimenta (2002), Marcelo (1999, 2013), Tardif (2002), Pimenta e Lima (2012, 2004, 2005), Benites (2012), Bourdieu (2008, 2009). As for the results, the study evidenced that the participants recognize the internship discipline as relevant and of great impact in the teaching formation, comprehending it not as a component set a side, but as a possibility of mobilizing the hold of knowledge and as a moment of approximation with the labour market. They indicate the school as a privileged place of their formation, valuing the experiences, the dispositions aggregated to the habitus arising from the different socializations, reporting that the mediation and intervention of the collaborative professors and supervisors are of great relevance for the teaching constitution. It was also identified, in the students reports, that professional choice brought with it a life history that may be resultant of the adaptation of the agent to the objective social condition (BOURDIEU, 2008). Key words: Supervised Curricular Internship. Teacher formation. Physical Education.
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