Itinerário moveleiro : o provimento material escolar para a instrução primária paranaense - anos finais do século XIX e início do século XX
Resumo
Resumo: A presente dissertação busca analisar os processos de aquisição dos móveis escolares para a instrução pública primária, no período entre os anos finais do século XIX e início do século XX. Organizada em dois capítulos, o percurso desta pesquisa toma os móveis como guia, por meio desta materialidade busca-se entender na primeira seção, a instalação material da escola em seu processo de institucionalização, no sentido de averiguar o debate sobre a mobília no aparato legislativo, a relação dos sujeitos educacionais com esta materialidade e como as normas de obrigatoriedade do ensino contribuíram para a expansão dos móveis escolares. No segundo capítulo o objetivo é identificar o processo do provimento material escolar para o ensino primário, no sentido de compreender quem confeccionava os móveis escolares, a relação do Estado com esta produção e as redes de sociabilidade existentes. As fontes utilizadas compõem o acervo do Arquivo Público Paranaense, com livros de matrículas, relatórios de professores e inspetores, livros da distribuição mobiliar e a correspondência governamental denominada livros de AP; o acervo do Museu Paranaense que contém documentos correspondentes a Exposição Nacional Paranaense de 1908, além de periódicos da época; o acervo digital da Hemeroteca Nacional que reúne jornais de circulação local atreladas a instrução pública e aos modos de provimento relacionados à mobília escolar; fontes iconográficas também foram encontradas na Casa da Memória de Curitiba. Como aportes teóricos, o estudo está fundamentado nas contribuições dos seguintes autores: Marc Bloch, no ofício do historiador; Michel de Certeau, o qual ajudou a compreender as táticas e estratégias utilizadas pelos marceneiros e sujeitos envolvidos ao âmbito educacional; Carlos Ginzburg, com o método onomástico para mapear as redes de sociabilidade e as tramas contextuais dos sujeitos desta pesquisa e Sérge Gruzinski com o conceito dos "mediadores culturais" que permitiu entender as apropriações e traduções realizadas pelos marceneiros em seu transito comercial. Palavras-chave: Instrução Pública Primária, Itinerário Moveleiro, Móveis Escolares, Cultura Material Escolar, Mobília escolar, Paraná. Abstract: This dissertation seeks to analyze the processes of acquisition of school furniture for primary public education, in the period between the final years of the 19th century and the beginning of the 20th century. Organized in two chapters, the course of this research takes the furniture as a guide, through this materiality we seek to understand in the first section, the material installation of the school in its institutionalization process, in order to investigate the debate under the furniture in the legislative apparatus, the relationship of educational subjects with this materiality and how the mandatory teaching standards contributed to the expansion of school furniture. In the second chapter, the objective is to identify the process of supplying school supplies for primary education, in the sense of understanding who made the school furniture, the State's relationship with this production and the existing sociability networks. The sources used to make up the archives of the Public Archives of Paraná, with enrollment books, reports from teachers and inspectors, books from the furniture distribution and government correspondence called AP books; the collection of the Museu Paranaense that contains documents corresponding to the National Exhibition of Paraná in 1908, in addition to periodicals of the time; the digital collection of the National Hemeroteca, which gathers newspapers of local circulation linked to public instruction and the modes of provision related to school furniture; Iconographic sources were also found at the Casa da Memória in Curitiba. As theoretical contributions, the study is based on the contributions of the following authors: Marc Bloch, in the historian's profession; Michel de Certeau, who helped to understand the tactics and strategies used by carpenters and subjects involved in the educational field; Carlos Ginzburg, with the onomastic method to map the sociability networks and the contextual plots of the subjects of this research and Sérge Gruzinski with the concept of "cultural mediators" that allowed to understand the appropriations and translations carried out by the carpenters in their commercial transit. Keywords: Public Primary Education, Furniture Itinerary, School Furniture, School Material Culture, Paraná.
Collections
- Dissertações [947]