• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Para além do método : a perspectiva do pós-método no ensino de língua inglesa em uma turma regular de 2. ano do ensino fundamental

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - PATRICIA HELENA HAAS DE MACEDO.pdf (6.378Mb)
    Date
    2020
    Author
    Macedo, Patricia Helena Haas de, 1977-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Língua inglesa - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
    Língua inglesa - Estudo e ensino
    Lingua inglesa - Estudo e ensino
    Capacidade de aprendizagem
    Letras
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação Digital
    Abstract
    Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar a construção, possíveis potencialidades e limitações da perspectiva do Pós-método (PM) - condição construída pelo professor e não necessariamente inerente ao seu trabalho - nas aulas de Língua Inglesa (LI) no contexto de uma turma regular de segundo ano do Ensino Fundamental, em uma grande escola particular de Curitiba. Como aporte teórico, este estudo está baseado principalmente nos conceitos de Kumaravadivelu (1994, 2001, 2003a/b, 2006, 2012a/b) e Canagarajah (1999, 2009), dentre outros autores, que defendem a perspectiva do PM em oposição aos métodos que por muito tempo, e talvez ainda hoje, norteiem e/ou tolhem o trabalho do professor de Língua Estrangeira, em especial, neste estudo, os de Língua Inglesa. Por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico (ANDRÉ, 2015) com bases interpretativas (LUDKE, 1986; DENZIN & LINCOLN, 2006) e observação participante (MASON, 2002), realizada no segundo semestre de 2018, observei a prática de uma professora de LI numa turma de 2º ano do ensino fundamental regular em uma grande escola particular de Curitiba, tentando perceber como o PM foi construído em suas aulas. Além disso, busquei compreender como os parâmetros da particularidade, possibilidade e praticalidade (os 3 Ps) e as macroestratégias, ambos propostos por Kumaravadivelu (2003a, 2006) emergiram nas atividades, projetos e discussões realizadas em sala de aula. Nas considerações finais, para retomar as perguntas norteadoras desta pesquisa, procurei adotar uma postura crítica e reflexiva sobre o aprendizado da LI que leve em consideração alternativas para problemas e necessidades locais, valorizando sobremaneira a autonomia (FREIRE, 2018 [1996]) e a agência docente (BIESTA & TEDDER, 2006, 2007; JORDÃO, 2013; HIBARINO, 2018). Finalmente, concluo este estudo apontando que o trabalho docente de LI, inserido no contexto de uma instituição particular de ensino, ainda que com algumas possíveis restrições e limitações, pode também ser (des)construído, ressignificado e transformador. Palavras-chave: Ensino e aprendizagem. Língua Inglesa. Métodos e abordagens. Pós-método. Agência docente.
     
    Abstract: This research aims at investigating the construction, potentialities and limitations of the Post-method (PM) perspective - a condition built by the teacher and not necessarily inherent in his/her work - in English Language (EL) classes in the context of a regular 2nd year classroom at a large private elementary school in Curitiba. As a theoretical basis, this study is focused mainly on the concepts of Kumaravadivelu (1994, 2001, 2003a/b, 2006, 2012a/b) and Canagarajah (1999, 2009), among other authors, who defend the perspective of PM as opposed to methods that for a long time, and perhaps even today, guide and/or hamper the work of the foreign language teacher, especially in this study, the English language ones. Through a qualitative research of ethnographic nature (ANDRÉ, 2015) with interpretative basis (LUDKE, 1986; DENZIN & LINCOLN, 2006) and participant observation (MASON, 2002), this study was carried out in the second half of 2018, when I observed the practice of an English teacher at a 2nd year classroom of a large private elementary school in Curitiba, trying to understand how the PM was built in her classes. In addition, I sought to comprehend how the parameters of particularity, possibility and practicality (the 3 Ps) and macrostrategies, both proposed by Kumaravadivelu (2003a, 2006) emerged in classroom activities, projects and debates. In my concluding remarks, in order to review the guiding questions of this research, I tried to adopt a critical and reflexive stance on the learning of English language that takes into consideration alternatives to local problems and needs, emphasizing autonomy (FREIRE, 2018 [1996]) and the teaching agency (BIESTA & TEDDER, 2006, 2007; JORDÃO, 2013; HIBARINO, 2018). Finally, I conclude this study by pointing out that English Language teaching, inserted in the context of a private educational institution, even with some possible restrictions and limitations, can also be (de)constructed, resignified and transformative. Keywords: Teaching and learning. English Language. Methods and approaches. Post-method. Teaching agency.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/66491
    Collections
    • Dissertações [208]

    Related items

    Showing items related by title, author, creator and subject.

    • O domínio do sistema gráfico no processo de aquisição da língua escrita 

      Firmann, Gabriela (2002)
    • Ensino de inglês pela abordagem comunicativa no 1º e no 2º grau 

      Sowek, Osvaldo (1987)
      Resumo : O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica que analisa a abordagem comunicativa, mostrando sua evolução histórica a partir da crítica ao estruturalismo no ensino de línguas estrangeiras, chegando a sugestões ...
    • Ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio e a assimilação de conceitos biológicos e genéticos 

      Kawashima, Ana Beatriz (2015)

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV