"Nunca vai ser suficiente pra mim" : língua, identidade e acolhimento em experiências de alunos migrantes refugiados na Universidade Federal do Paraná
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Data
2019Autor
Rodrigues, Caroline Vieira, 1993-
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Resumo: Por conta da crise de conflitos externos que acentua a entrada de migrantes refugiados em nosso país, uma série de leis foram promulgadas visando garantir proteção e direitos aos refugiados na sociedade brasileira. Além das leis nacionais, agências vinculadas à Organização das Nações Unidas têm desenvolvido ações junto às universidades a fim de oportunizar o ingresso de estudantes migrantes nas universidades brasileiras; uma das instituições que compõem esse grupo é a Universidade Federal do Paraná que, além de outras ações de acolhimento, realiza processo seletivo especial para alunos migrantes refugiados. Tendo a universidade paranaense como contexto na busca por compreender as realidades dos sujeitos migrantes refugiados ingressantes na graduação no Brasil, esta dissertação apresenta por objetivo investigar como as práticas sociais 5 de estudantes migrantes refugiados na universidade, no que tange suas experiências linguísticas e universitárias, têm reflexos em suas identidades. O trabalho está inserido na área da Linguística Aplicada, e tem como arcabouço teórico os estudos de identidade de Block (2007a, 2007b) e investimento Norton Pierce (1995), Norton & Mckinney (2011), entre outros, assim como os estudos que discutem a inserção de alunos migrantes no Ensino Superior, como Holmes et al.(2012), Kanno & Varghese (2010) e Morrice (2013). A metodologia utilizada é qualitativa e de cunho etnográfico e, para tal, foram utilizadas como procedimento de geração de dados diários de campos, relatos informais e entrevistas semiestruturadas. Os participantes desta pesquisa compõem 2 grupos de alunos - 5 estudantes migrantes e 7 estudantes brasileiros - matriculados em diferentes cursos de graduação da UFPR e envolvidos no processo de geração de dados quando estavam em seu primeiro período acadêmico na instituição durante primeiro semestre de 2018. A partir dos relatos individuais dos alunos migrantes busquei discutir como cada sujeito se percebe e se ressignifica identitariamente no ambiente universitário a partir de suas experiências e trajetórias de vida, dados triangulados com os relatos dos estudantes brasileiros. Os dados gerados para este trabalho são discutidos e analisados a fim de responder à pergunta de pesquisa que busca compreender os fatores relacionados com as autopercepções dos alunos migrantes refugiados sobre suas identidades. Palavras-chave: Acolhimento; Identidade; Língua; Migração; Refúgio Abstract: Because of external crises and conflicts that accentuate the arrival of migrant refugees, a set of laws have been created to guarantee protection and rights to refugees in Brazilian society. In addition to national laws, agencies linked to the United Nations have developed actions with universities in order to provide opportunities to approve migrant students in Brazilian universities; one of the institutions part of this group is Universidade Federal do Paraná (UFPR), which, in addition to host actions, conducts special selection processes for refugee students. The University of Paraná is the context of investigation for this work in order to understand refugee undergraduate students' realities in Brazil. In particular, this study aims to investigate how social practices of 5 refugee students in the Univerisity, regarding their linguistic and educational experiences, affect their identities. This research contributes to the field of Applied Linguistics, as it draws from identity (BLOCK, 2007a, 2007b), investment (NORTON PEIRCE,1995; NORTON; MCKINNEY, 2011), and others, and migrant students in Higher Education (HOLMES et al.,2012; KANNO; VARGHESE, 2010; MORRICE, 2013). The methodology used is qualitative and ethnographic; we used different instruments, such as journal writing, informal reports and semi-structured interviews. There were 2 groups of students - 5 refugee students and 7 Brazilian students - enrolled in different undergraduate courses at UFPR in their first academic period, during the first semester of 2018. From the data I tried to discuss how each person identifies him or herself and his or her identity in the university based on their experiences and life trajectories. The generated data are discussed and analyzed in order to answer the research questions that seek to understand the factors related to the self-perceptions of refugee students and their identities. Key-words: Host; Identity; Language; Migration; Refuge
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