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dc.contributor.authorFila, Adriane, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-22T15:07:10Z
dc.date.available2020-04-22T15:07:10Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66409
dc.descriptionOrientadora: Prof.a Dr.a Tânia Maria F. Braga Garciapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/03/2012pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 106-113pt_BR
dc.description.abstractResumo: Estudos que tomam materiais didáticos como objetos de análise vêm sendo realizados sob diferentes perspectivas. Tais materiais se constituem como objeto da cultura escolar. A presente pesquisa se insere nessa temática e tem como finalidade investigar materiais didáticos produzidos pelo Estado com a finalidade de orientar professores de História em suas práticas docentes. Busca compreender a natureza desses materiais produzidos pelo sistema educacional como resultado de políticas públicas dos governos e em decorrência de reformas curriculares propostas no âmbito do sistema educativo. Procura explicitar as concepções de História, ensino e aprendizagem neles presentes, destacando a forma como ocorre o diálogo entre a Didática Geral e a Didática Específica da disciplina de História, particularmente no que se refere às relações entre conteúdo e forma. Para abordar essa problemática, optouse por examinar um conjunto de materiais utilizados para orientar professores de História no Estado do Paraná, nas últimas quatro décadas. Eles constituem o material empírico que foi analisado do ponto de vista do conteúdo: a) um conjunto de cadernos produzidos na década de 1970, após a promulgação da Lei 5.692/71, pelo Centro de Seleção, Treinamento e Aperfeiçoamento de Pessoal do Estado do Paraná (CETEPAR), para curso de aperfeiçoamento de professores da disciplina de Estudos Sociais; b) a Revista Currículo (s/d.), elaborada na década de 1970 e financiada pelo Governo do Estado do Paraná, material de apoio para a operacionalização das Diretrizes Curriculares de Estudos Sociais para o ensino de 1.º Grau, 5.ª a 8.a Série, produzido pela Equipe de Currículo da SEED/PR); c) o Currículo Básico para a Escola Pública do Paraná, editado pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED), em 1990; d) o exemplar da coleção de Cadernos do Ensino Fundamental de História, editado no ano de 1994 pela Secretaria de Estado da Educação - Superintendência de Educação - Departamento de Ensino de Primeiro Grau; e) as Diretrizes Curriculares para o Ensino de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio (DCE), organizadas a partir de 2004 e publicadas em 2008 pela SEED/PR. Os resultados da análise realizada permitem verificar, entre outros resultados, que a relação conteúdo e forma, no caso da disciplina História, sofreu transformações nesse período, observando-se a predominância ora do formalismo lógico, ora do formalismo psicológico, e ora do formalismo técnico (CANDAU, 1995). Identificou-se, contudo, nas duas últimas décadas, um movimento crescente de aproximação entre a História e sua Didática (RÜSEN, 2001), que aponta para a possibilidade de uma reconstrução das relações entre conteúdo e forma, sustentadas na epistemologia da História. Palavras-chave: Materiais Didáticos. Formação de Professores. Relação. Didática. Didática da História.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Studies that taking in account didactic materials as objects of analysis have been conduct from different perspectives. These materials constitute themselves as school culture's object. This research is part of this theme and aims to investigate didactical materials produced by the government for the purpose of guiding History teachers in theirs teaching practices. It seeks to understand the nature of these materials produced by the educational system as a result of public policies of governments and curricular reforms proposed in this system. It intends to explain the History conceptions, the teaching and learning in them, noting how the dialogue takes place between General Didactic with Specific Didactic of the discipline of History, particularly in regard to the relationship between content and form. To address this problem, one chose to examine a range of materials used to guide History teachers in Paraná State in the last four decades. They constitute the empirical material that was analyzed from the standpoint of the content: a) a set of books produced by the Selection, Training and Improvement Center in Paraná State - CETEPAR, in the 1970s after the enactment of Law 5692/71, for further trainings of the teachers of the Social Studies' subject; b) Revista Currículo (s/d), developed during the 1970s and funded by the State Government of Paraná, a support material for the operationalization of the Curriculum Guidelines for Social Studies, dedicated to the teaching of 1st, 5th until 8th grades produced by the SEED/PR's Curriculum Team; c) Basic Curriculum for the Public School of Paraná, published by the Department of Education of Paraná State (SEED), in 1990; d) the collection of the Notebooks of the Elementary School of History, published in 1994, by the same department ? Superintendent of Education ? Department of Teaching for 1st Grade; e) Curriculum Guidelines for History Teaching in the Final Years of Elementary School and High School (DCE), organized since 2004 and published in 2008 by the SEED/PR. The analysis results allow to verify, among others results, that the relationship between content and form, in the case of the discipline of History, has been transformed during this period, noting the predominance of either logical formalism, psychological one, and technical one (CANDAU, 1995). However, it was identified, during the last two decades, a growing movement for the rapprochement between History and Didactic (RÜSEN, 2001), which points to the possibility of a reconstruction of the relationship between content and form, held in the epistemology of History. Key words: Didactical Materials. Teacher Education. Didactical Relationship. Didactic of History.pt_BR
dc.format.extent120 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHistoria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectDidaticapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDidática geral e didática da história : a relação conteúdo e forma em materiais didáticos destinados a professorespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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