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dc.contributor.advisorSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Isabella Sacramento da, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-03T20:07:02Z
dc.date.available2020-04-03T20:07:02Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66028
dc.descriptionOrientador: Prof°. Dr°. Paulo Vinicius Baptista da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/09/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 111-113pt_BR
dc.description.abstractResumo: Com a intensificação das discussões sobre a representação da população negra nos Livros Didáticos após a década de 1950, várias produções acadêmicas tiveram um olhar mais apreensivo ao analisar o racismo no espaço escolar. Nesse mesmo olhar, a pesquisa tem como proposição estudar a parte da comunidade escolar mais afetada com os discursos preconceituosos: os/as estudantes negros/as. Trata-se de uma replicação da Dissertação de Mestrado de Teixeira (2006) e discute por meio de aplicação de registro pictográfico e entrevistas, responder a seguinte pergunta: Qual é a representação da população negra brasileira encontrada nos livros didáticos que ficou mais presente na memória dos alunos negros no Ensino Fundamental. Dessa forma, busca captar o ponto de vista dos alunos e verificar em que medida o impacto dos discursos dos livros na percepção de alunos e alunas se modificou 13 anos depois. A pesquisa se constitui pelas seguintes fases: Aplicação de questionário as turmas de 6° ano do Ensino Fundamental; Realização de pesquisas individuais com os/as estudantes negros/as; Análise dos desenhos produzidos pelos alunos, dos relatos dos/as alunos/as negros/as sobre seus desenhos e do Livro Didático de História utilizado na escola; E comparação e atualização dos dados encontrados nos resultados de Teixeira (2006). Quanto aos registros pictográficos, podemos confirmar algumas permanências na forma de representação dos/as negros/as escravizados mas uma diversidade muito maior de espaços de inserção da população negra voltados para espaço escolar, lazer e trabalho. Percebemos também, tanto nos desenhos quanto nas entrevistas, um maior empoderamento dos/as estudantes com relação ao entendimento das desigualdades raciais e principalmente de valorização da estética e da cultura afro-brasileira. No Livro Didático, a imagem dos/as negros/as aparece desvinculada ao período colonial de escravização, porém o imagético negro ainda se apresenta carregado de estereótipos e sempre associado a população branca de forma inferiorizada. Diante da atualização analisada, podemos apontar que as pesquisas acadêmicas, assim como a participação ativa do movimento negro e as mudanças midiáticas vêm contribuindo de forma positiva na área das políticas públicas que nos concedem um novo cenário no que diz respeito ao perfil dos/as estudantes negros/as nos dias atuais, os quais mostram uma variedade de discurso e pensamento com relação as relações raciais diferenciada e valorativa, apesar de alguns casos de permanência da hierarquização racial ainda se manterem, principalmente nos Livros Didáticos, que modificaram as formas estereotipadas de representação da população negra com relação a população branca, no entanto ainda fortalecem discursos de desigualdade e impõe lugares diferenciados e desiguais entre os dois - o qual reflete diretamente e fomenta ainda discursos preconceituosos, práticas de racismo dentro do espaço escolar resultando assim em possíveis danos na trajetória escolar dos/as estudantes negros/as. Palavras-chave: Racismo. Estudantes negros. Escola. Desigualdades. Livro Didático.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: With the intensification of discussions about the representation of the black population in the Textbooks after the 1950s, several academic productions took a more apprehensive look when analyzing racism in the school space. In the same vein, the research proposes to study the part of the school community most affected by prejudiced discourses: black students. This is a replication of the Teixeira Master's Dissertation (2006) and discusses through the application of pictographic record and interviews, answering the following question: What is the representation of the Brazilian black population found in textbooks that was more present in memory? of black students in elementary school. Thus, it seeks to capture the students 'point of view and to see to what extent the impact of book discourses on students' perception changed 13 years later. The research consists of the following phases: Questionnaire application to 6th grade classes; Conducting individual research with black students; Analysis of the drawings produced by the students, the reports of the black students about their drawings and the History Textbook used in the school; And comparison and updating of the data found in the results of Teixeira (2006). As for pictographic records, we can confirm some permanences in the form of representation of black enslaved people but a much greater diversity of insertion spaces of the black population focused on school space, leisure and work. We also noticed, both in the drawings and in the interviews, a greater empowerment of the students with regard to the understanding of racial inequalities and especially the appreciation of the aesthetics and Afro-Brazilian culture. In the Didactic Book, the image of blacks appears unconnected to the colonial period of enslavement, but the black imagery is still loaded with stereotypes and always associated with the white population in inferior form. Given the update analyzed, we can point out that academic research, as well as the active participation of the black movement and the media changes have been contributing positively in the area of public policies that give us a new scenario regarding the profile of students. blacks in the present day, which show a variety of discourse and thought regarding the differentiated and evaluative race relations, although some cases of permanence of the racial hierarchy remain, mainly in the Textbooks, which modified the stereotyped forms of representation. of the black population in relation to the white population, however they still strengthen discourses of inequality and impose different and unequal places between the two - which directly reflects and fosters prejudiced discourses, practices of racism within the school space thus resulting in possible damage to the trajectory. school black students. Keywords: Racism. Black students. School. Inequalities Textbook.pt_BR
dc.format.extent129 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRacismo na educaçãopt_BR
dc.subjectNegros - Educaçãopt_BR
dc.subjectNegros - Discriminação racialpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectRacismo nos livros didaticospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleRememoração de estudantes negros(as) do ensino fundamental sobre personagens negros em livros didáticospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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