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dc.contributor.advisorSoethe, Paulo Astor, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorBlanc, Clara Isabell Lept_BR
dc.contributor.otherSchier, Carmen, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-03-03T18:18:16Z
dc.date.available2020-03-03T18:18:16Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65795
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Astor Soethept_BR
dc.descriptionCoorientadora: Dra. Carmen Schierpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 25/06/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 125-133pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: Com base em artigos de jornais da imprensa brasileira, de língua alemã publicados em torno de 1888 sobre a questão da abolição da escravatura, as primeiras considerações didáticas para o desenvolvimento do ensino de Alemão como Língua Estrangeira (ALE) sob uma abordagem discursiva no contexto universitário brasileiro são teoricamente desenvolvidas e praticamente testadas. O tema social-histórico desse trabalho procura atender a demanda por mais opções de identificação para estudantes (afro-) brasileiros, distanciar o ensino da língua alemã (ALE) de uma imagem "cartão postal" presente nos livros didáticos, que é frequentemente criticado, e ao invés disso recorrer aos materiais históricos autênticos de uma história (migratória) comum com mais de 200 anos. A obra analisa o discurso (o debate na opinião pública) sobre escravidão em artigos de jornal do Rio-Post publicados por imigrantes alemães nos últimos anos antes da abolição no Brasil/ Rio (entre 1886 e 13 de maio de 1888) e trabalha autoimagens e heteroimagens (estereótipos), bem como descrições da desigualdade social que refletem sobre o contexto do passado colonial e suas implicações. As questões centrais são as seguintes: Que potencial metodológico-didático, também científico, têm os artigos de jornal da imprensa brasileira de língua alemã para o ensino sobre aspectos culturais nas aulas de Alemão como Língua Estrangeira no Brasil? Que momentos relacionados ao conteúdo dos artigos históricos autênticos do Rio-Post podem ser trabalhados com foco no discurso sobre a abolição? Que atividades didáticas caberia realizar com base no material presente, numa primeira experiência prática de ensino, e com quais resultados empíricos? As considerações didáticas são baseadas nos resultados da análise do discurso com aspetos crítico-linguísticos, também das ciências culturais, que examinam um corpo de dez artigos publicados no Rio-Post entre 1886 e 1888. Na base dos resultados históricos e culturais-científicos desse procedimento analítico, o trabalho descreve a preparação e execução de uma atividade prática com estudantes de Letras Alemão (em bacharelado e licenciatura) no Rio de Janeiro. As de observações em sala de aula, bem como um questionário de feedback "aberto" geraram informações sobre o interesse e a importância da abordagem de questões históricas como a escravidão em aulas discursivas de ALE. Houve discussões ricas sobre a presença e posição afro-brasileira na sociedade brasileira, além das desigualdades sociais que se apresentam na extrema divisão entre ricos e pobres, sobre o racismo na vida cotidiana e o acesso à educação. Os artigos de jornais, de língua alemã da imprensa brasileira, conferem uma autenticidade muito especial ao ensino do ALE na prática no Brasil, e sua aplicação em sala de aula deu testemunho do grande valor agregado de abordagens interdisciplinares no ensino da Língua Alemã no contexto brasileiro. Palavras-chave: Diskursive Landeskunde (Estudos Culturais de abordagem discursiva), história no ensino alemão, autenticidade, ‚Deutschtum' (‚germanidade?), racismo, autoimagens e heteroimagens (estereótipos), desigualdade social.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Based on newspaper articles of the German-language press in Brazil about the question of Abolition around 1888, first didactic considerations for the development of discursive DaF teaching at universities are theoretically developed and practically tested in the Brazilian context. The social-historical topic of this work is intended to meet the demand for more opportunities for identification for (Afro-) Brazilian students, to distance the language teaching of German as a foreign language from a frequently criticized "postcard idyll" of the textbooks, and instead to fall back on authentic-historical materials of a more than 200-year-old common (migration) history. The work analyses the (public) discourse on slavery in newspaper articles of the Rio Post published by German immigrants in the last years before the Abolition in Brazil/ Rio (between 1886 and 13 May 1888). In the process, images of oneself and others (stereotypes) as well as descriptions of social inequality are worked out and reflected in the context of the colonial past and its effects. The central questions are as follows: What methodological-didactical, but also scientific added value do the German-language newspaper articles of the Brazilian press have for teaching German as a foreign language in Brazil? Which content-related moments can be worked out on the basis of the authentic historical articles of the Rio Post, with a focus on the Abolition discourse? Which working steps should be carried out in a first teaching experiment on the basis of the authentic historical materials and with which empirical results? The didactic considerations are based on the results of the discourse analysis with critical-linguistic but also cultural-scientific aspects, which examines a corpus of ten published articles of the Rio-Post between 1886 and 1888. On the basis of the historical and cultural studies results, the work describes the preparation and implementation of a teaching experiment in Rio de Janeiro with students of German and German studies. Through observations in class and an "open" feedback questionnaire, the interest and significance of the historical topic of slavery in DaF teaching will be verified. There were rich discussions about the Afro-Brazilian presence and position in Brazilian society as well as about social inequalities, which are shown in the extreme division of rich and poor, about racism in everyday life and access to education. The German-language newspaper articles of the Brazilian press lend a very special authenticity and an interdisciplinary added value to the teaching of German as a foreign language in its practice in Brazil. Keywords: Discursive regional studies, history in German as a foreign language, authenticity, critical literacy, 'Germanism', racism, self-image, stereotypes, social inequality.pt_BR
dc.description.abstractZUSAMMENFASSUNG: Ausgehend von Zeitungsartikeln der deutschsprachigen Presse in Brasilien über die Abolitionsfrage um 1888 werden erste didaktische Überlegungen für die Entwicklung eines diskursiven DaF-Unterrichts an Hochschulen im brasilianischen Kontext theoretisch entwickelt und praktisch getestet. Das sozial-historische Thema dieser Arbeit soll der Forderung nach mehr Identifikationsmöglichkeiten für (afro-) brasilianische Studierende entgegenkommen, den Sprachunterricht des Deutschen als Fremdsprache von einem häufig kritisierten "Postkarten-Idyll" der Lehrwerke distanzieren und stattdessen auf authentisch-historische Materialien einer über 200 Jahre alten gemeinsamen (Migrations-) Geschichte zurückgreifen. Die Arbeit analysiert den (öffentlichen) Diskurs über die Sklaverei in Zeitungsartikeln der Rio- Post, die von deutschen Einwanderern in den letzten Jahren vor der Abolition in Brasilien/ Rio (zwischen 1886 und dem 13. Mai 1888) herausgegeben wurden. Dabei werden Eigen- und Fremdbilder (Stereotypen) sowie soziale Ungleichheitsbeschreibungen herausgearbeitet und im Kontext der kolonialen Vergangenheit und ihren Auswirkungen reflektiert. Die zentralen Fragestellungen lauten: Welchen methodisch-didaktischen, aber auch wissenschaftlichen Mehrwert haben die deutschsprachigen Zeitungsartikel der brasilianischen Presse für den DaFLandeskundeunterricht in Brasilien? Welche inhaltlichen Momente können anhand der authentisch-historischen Artikel der Rio-Post, mit Fokus auf den Abolitionsdiskurs, herausgearbeitet werden? Welche Arbeitsschritte sollten ausgehend von den authentisch-historischen Materialien in einem ersten Unterrichtsexperiment ausgeführt werden und mit welchen empirischen Ergebnissen? Als Grundlage der didaktischen Überlegungen dienen die inhaltlichen Ergebnisse der Diskursanalyse mit kritisch-linguistischen, aber auch kulturwissenschaftlichen Aspekten, die ein Korpus von zehn publizierten Artikeln der Rio-Post zwischen 1886 und 1888 untersucht. Auf Basis der historischen und kulturwissenschaftlichen Ergebnisse beschreibt die Arbeit die Vorbereitung und Durchführung eines Unterrichtsexperiments mit Studierenden der Germanistik bzw. des Deutschen auf Lehramt in Rio de Janeiro. Durch Beobachtungen im Unterricht und einen "offenen" Feedback-Fragebogen wird das Interesse und die Bedeutung der historischen Thematik über die Sklaverei im DaF-Unterricht verifiziert. Es ergaben sich reichhaltige Gespräche über die afro-brasilianische Präsenz und Stellung in der brasilianischen Gesellschaft sowie über soziale Ungleichheiten, die sich in der extremen Spaltung von Arm und Reich zeigt, über den Rassismus im Alltag und den Zugang zu Bildung. Die deutschsprachigen Zeitungsartikel der brasilianischen Presse verleihen dem DaF-Landeskundeunterricht in seiner Praxis in Brasilien eine ganz eigene Authentizität und einen interdisziplinären Mehrwert bei der Sprachvermittlung des Deutschen im brasilianischen Kontext. Schlüsselbegriffe: Diskursive Landeskunde, Geschichte in DaF, Authentizität, critical literacy, ‚Deutschtum', Rassismus, Eigen-/ Fremdbilder (Stereotypen), soziale Ungleichheit.pt_BR
dc.format.extent133 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languageAlemãopt_BR
dc.subjectLingua alemã - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLingua alema - Estudo e ensino - Falantes estrangeirospt_BR
dc.subjectJornais brasileirospt_BR
dc.subjectAlemão - Aprendizado Culturalpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleAuthentisch-historisches Material als Basis zür Entwicklung eines diskursiven DAF-Unterrichts an Hochschulen im brasilianischen Kontext : zur Arbeit mit Zeitungsartikeln der deutschsprachigen brasilianischen Presse über die Abolitionsfrage um 1888pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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