dc.contributor.advisor | Santos, Jussara Maria Tavares Puglielli, 1952- | pt_BR |
dc.contributor.author | Hachem, Silvana Aparecida de Souza | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-01T19:00:48Z | |
dc.date.available | 2022-09-01T19:00:48Z | |
dc.date.issued | 2000 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/64736 | |
dc.description | Orientadora: Jussara Maria Puglielli Santos | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 211-217 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A presente pesquisa trata da análise crítica das orientações presentes na proposta de Gestão Compartilhada, assumida e amplamente disseminada pelo Governo do Estado do Paraná Brasil, em suas políticas públicas educacionais, no período de 1995-99. Firma-se a compreensão de que tal proposta de gestão escolar está articulada a uma concepção de "Estado Mínimo Neoliberal", na qual esse (o Estado) se afasta paulatinamente de suas obrigações para com a manutenção e desenvolvimento das atividades educacionais, repassando-as para a comunidade. Através de veículos próprios de comunicação como jornais e revistas, põe-se em execução uma estratégia de difusão da "informação interessada", através da disseminação de exemplas considerados de sucesso, que têm como característica comum a relação do êxito com a participação da comunidade assumindo financeiramente a escola. A massificação dessa concepção de êxito objetiva criar um consenso favorável à aceitação espontânea da concepção de Gestão Compartilhada. Incentiva-se a diferenciação entre escolas pela via da inovação pedagógica, contanto que a própria comunidade assuma o ônus financeiro de tais inovações. A denominada Gestão Compartilhada aumenta a desigualdade social, na medida em que exime o Estado de sua função reguladora das diferenças sociais e limita cada comunidade à própria capacidade de financiamento da atividade escolar de seus filhos. | pt_BR |
dc.format.extent | 217 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Educação - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Disseminação da informação - Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação - Gestão compartilhada - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de recuperação da informação - Educação | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Gestão escolar compartilhada no Paraná : caminho para a excelência na educação? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |