O desenvolvimento de competências necessárias ao exercício da atividade docente pelo estudo da Psicologia Educacional
Resumo
Resumo: O principal objetivo deste trabalho foi validar conteúdos para a elaboração de Programas de Psicologia Educacional - para os Cursos de Licenciatura adequados à realidade na qual os futuros professores desempenharão suas atividades. Para atingir tal objetivo foi realizado um estudo de natureza teórico-prática. Paralelamente â revisão de literatura relevante na área da Psicologia Educacional, para definir a estrutura básica da disciplina em estudo, foi elaborado um instrumento de coleta de dados. Esse instrumento se constitui num conjunto de conteúdos de Psicologia Educacional e de competências docentes a eles relacionados. A propriedade da relação conteúdos-competências foi determinada pela validação de conteúdo do instrumento efetivada por especialistas na área. Após a avaliação, o instrumento foi respondido por 278 professores que exercem atividades nas áreas de Comunicação e Expressão, Iniciação às Ciências, Estudos Sociais, Pedagogia, Educação Artística e Educação Física, em escolas de 1º grau (5.ª a 8.ª series) e de 2º grau das redes estadual e particular de ensino, da cidade de Curitiba. Os respondentes atribuíram aos itens do questionário pesos de um a cinco, para identificar tendências de opinião sobre a importância das competências docentes e dos conteúdos de Psicologia Educacional. Para a validação das referidas competências e conteúdos foi utilizada a estatística descritiva com ênfase na análise da porcentagem. Foram considerados validados os conteúdos e competências que corresponderam aos critérios de validação - previamente estabelecidos: para as competências atribuição de pelo me nos 60%.,de pesos quatro e cinco pelo total de respondentes por área e, para os conteúdos, validação de pelo menos 60% das competências docentes a eles relacionadas. Os resultados foram trabalhados dentro das áreas em que os professores foram agrupados, para que se pudesse responder à questão referente à necessidade de diversificação dos programas de Psicologia Educacional em função das áreas em que os professores exercerão suas atividades. Concluiu-se pela necessidade de se estabelecer diversificação dos programas para os diferentes Cursos de Licenciatura, bem como pela importância dos professores realizarem um trabalho de conscientização no sentido de levar os alunos a compreenderem as contribuições que os temas relativos ao processo de desenvolvimento do ser humano podem oferecer para a sua formação profissional. A análise dos resultados possibilitou, também, oferecer sugestões de conteúdos para a elaboração de programas de Psicologia Educacional para os Cursos de Licenciatura. Abstract: The main purpose of this paper has been to validate contents for the organization of Educational Psychology Programmes for Graduate Courses, which prove adequate to the reality teachers will encounter in their future professional life. To attain this purpose, a study of theoretic-practical nature was made. Simultaneous to the pertinent revision of literature in the Educational Psychology area, conducted to define the basic structure of the subject under study, an instrument for data collecting' was prepared. Such instrument consisted of a set of contents of Educational Psychology and of related teaching competences. The appropriateness of the ratio contents-competences was determined by the validity of the instrument contents affected by specialists in the area. - Following its validation, the instrument and responded by 278 teachers of the areas of Communication and Expression, Introduction to Sciences, Social Studies, Pedagogy, Artistic Education and Physical Education in First degree schools (5th to 8th grades) and public and private Secondary schools of Curitiba. Weights 1 to 5 were assigned to identify trends of opinion on the importance of the teaching competences and of the Educational Psychology contents. For the validation of the competences and contents descriptive statistics with emphasis on percentage was employed. The contents and competences considered validated were those which corresponded to the previously defined validation criteria: for the competences, assignment of at least 60% of weights 4 and 5 by area repliers, and for the contents, validation of at least 60% of the teaching competences thereof. The results were analyzed within the areas the teachers had been grouped, so that the question concerning the need to diversify Educational Psychology programmes, according to the areas teachers will work, might be answered. The conclusion reveals the need for a programme diversification for the different graduate courses, as well as the importance teachers should give to the task of leading students to the understanding of the contributions the themes related to the process of development of the human being may offer to their professional formation. The analysis of the results has also provided the presentation of suggestions of contents for the preparation of Educational Psychology programmes for Graduate Courses.
Collections
- Dissertações [899]