Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Rossano, 1978-pt_BR
dc.contributor.authorMartins, Cristiane, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-13T14:20:57Z
dc.date.available2019-12-13T14:20:57Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64704
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rossano Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 26/08/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 137-141pt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa dissertação tem como objetivo identificar as contribuições da realização de produções e análises fotográficas infantis para a deslocalização do olhar com crianças do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Curitiba. O termo deslocalização do olhar é utilizado por Fernando Hernández (2011), no sentido de ressaltar a necessidade de reflexão a cerca de posicionamentos que fixam determinados modos de olhar. A relevância desse estudo se destaca pela constatação da ampla presença das imagens no cotidiano das pessoas e pela influência que exercem na construção de olhares e modos de pensar dos sujeitos. Assim, a pesquisa caracteriza-se por um enfoque qualitativo e a coleta de dados se constituiu a partir do desenvolvimento de uma intervenção pedagógica, com a participação de 29 estudantes. Desta maneira, foram aplicados dois questionários e realizadas atividades com produções e análises fotográficas durante as aulas de arte. O estudo foi fundamentado em autores que consideram a importância do alfabetismo visual (Dondis, 2003) e do alfabetismo da cultura visual (Hernández, 2000; Martins, 2006; Mirzoeff, 2003; entre outros) no desenvolvimento de posicionamentos críticos e atentos frente à constante presença e influência das imagens na atualidade. Com base na análise dos dados coletados, pode-se dizer que durante a produção fotográfica, os estudantes demonstraram posturas automatizadas e realizam registros padronizados de imagens conhecidas ou repetidas. Com a intervenção pedagógica foram evidenciadas as potencialidades do uso da fotografia nos encaminhamentos pedagógicos, como a possibilidade de enfatizar o reconhecimento dos alunos enquanto sujeitos no ato fotográfico e de mobilizar os sentidos em busca da construção de olhares atentos e produções com características mais próprias. Desta maneira, se compreende que a utilização da fotografia no contexto escolar, se constitui como um meio de reconhecimento e exploração das subjetividades dos estudantes e pode contribuir para a deslocalização do olhar. Palavras-chave: Alfabetismo da Cultura Visual. Arte. Deslocalização do Olhar. Fotografia. Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation aims to identify the contributions of children's elaboration of photographic productions and analysis for the viewpoint displacement of the 5th grade children from an elementary school of a public school in Curitiba. The term viewpoint displacement is used by Fernando Hernández (2011), in order to emphasize the need for reflection on positions that set certain ways of looking. The relevance of this study is highlighted by the observation of the wide presence of images in people's daily life and the influence they have on the construction of subject's viewpoints and ways of thinking. The research is characterized by a qualitative approach and data collection was constituted from the development of a pedagogical intervention, with the participation of 29 students. Two questionnaires were applied, and activities of photographic productions and analysis were carried out during art classes. The study was based on authors who consider the importance of visual literacy (Dondis, 2003) and visual culture literacy (Hernández, 2000; Martins, 2006; Mirzoeff, 2003; among others) in the development of critical and attentive positions in face of the constant presence and influence of images nowadays. Based on the analysis of the collected data, it can be said that during the photographic production, students demonstrated automated poses and performed standardized records of known or repeated images. Through pedagogical intervention, the potentialities of photograph use in pedagogical practices were evidenced, such as the possibility of emphasizing the recognition of students as subjects in the photographic act and to mobilize the senses in search of the construction of an attentive viewpoint and productions with more specific characteristics. Thus, it is understood that photograph exploration in the school context constitutes a means of recognition and exploration of students' subjectivities and can contribute to viewpoint displacement. Keywords: Visual Culture Literacy. Art. Viewpoint Displacement. Photograph. Elementary School.pt_BR
dc.format.extent148 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEscolas publicas - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectArte e educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleProdução fotográfica infantil e as contribuições para a deslocalização do olhar : uma experiência com estudantes do 5. ano do ensino fundamental em uma escola de Curitibapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples