• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • Gestão empresarial
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • Gestão empresarial
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Estratégia de internacionalização de empresas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    ORLANDO LOPES.pdf (2.576Mb)
    Data
    2006
    Autor
    Lopes, Orlando
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O objetivo deste estudo e gerar conhecimento sabre a estratégia de internacionalização de empresas a partir da análise de abordagem econômica e comportamental, bem como os possíveis impactos de estratégias de internacionalização de empresas. Nos últimos anos, aumentou a preocupação de governos, setores privados, pesquisadores e sociedade no mundo inteiro em relação aos condicionantes e resultados do processo de internacionalização das empresas. A forte competitividade nos mercados nacionais, a busca de novas mercados, matérias-primas, eficiência de produção, conhecimento e novas tecnologias, deram origem a internacionalização, a formação de blocos econômicos regionais, nacionais e internacionais, o surgimento de novas países industrializados e de novas economias, além da elevação nas relações comerciais entre eles, o que leva as organizações a pensarem agora em termos globais, mesmo estando atuar em mercados domésticos. Muitas organizações não tem condições de sobreviver sem algum tipo de parceiras ou união com outra nesse novo cenário, devido as rápidas mudanças ambientais. A globalização dos mercados promove mudanças culturais, sociais, políticas e econômicas em todos os setores, transformando significativamente aspectos culturais das sociedades, no que diz respeito ao modo de pensar e agir dos indivíduos. Este estudo classifica-se como pesquisa bibliográfica. Foi realizado a partir de resultados de investigações de diversos autores, que atuam no Brasil e no exterior. Os resultados propiciaram uma avaliação das proposições estudadas na literatura, permitindo a confirmação de algumas já existentes e abrindo caminho para pesquisas futuras no processo de internacionalização. Ao longo do estudo foi concluído que não existe uma "receita" exata para internacionalizar uma empresa devido as especificidades de cada empresa, setor e diferenças entre países. Portanto, os diferentes pontos de vista para o tema em análise, decisão, estratégia e processo de internacionalização se mostram aplicáveis e complementares.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/63963
    Collections
    • Gestão empresarial [243]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV