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dc.contributor.advisorSteiner Neto, Pedro José, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Empresarialpt_BR
dc.creatorLopes, Orlandopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-31T17:21:21Z
dc.date.available2024-07-31T17:21:21Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/63963
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Pedro José Steiner Netopt_BR
dc.descriptionMonografia (Especializaçao) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Especializaçao em Estratégia e Gestao Empresarialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste estudo e gerar conhecimento sabre a estratégia de internacionalização de empresas a partir da análise de abordagem econômica e comportamental, bem como os possíveis impactos de estratégias de internacionalização de empresas. Nos últimos anos, aumentou a preocupação de governos, setores privados, pesquisadores e sociedade no mundo inteiro em relação aos condicionantes e resultados do processo de internacionalização das empresas. A forte competitividade nos mercados nacionais, a busca de novas mercados, matérias-primas, eficiência de produção, conhecimento e novas tecnologias, deram origem a internacionalização, a formação de blocos econômicos regionais, nacionais e internacionais, o surgimento de novas países industrializados e de novas economias, além da elevação nas relações comerciais entre eles, o que leva as organizações a pensarem agora em termos globais, mesmo estando atuar em mercados domésticos. Muitas organizações não tem condições de sobreviver sem algum tipo de parceiras ou união com outra nesse novo cenário, devido as rápidas mudanças ambientais. A globalização dos mercados promove mudanças culturais, sociais, políticas e econômicas em todos os setores, transformando significativamente aspectos culturais das sociedades, no que diz respeito ao modo de pensar e agir dos indivíduos. Este estudo classifica-se como pesquisa bibliográfica. Foi realizado a partir de resultados de investigações de diversos autores, que atuam no Brasil e no exterior. Os resultados propiciaram uma avaliação das proposições estudadas na literatura, permitindo a confirmação de algumas já existentes e abrindo caminho para pesquisas futuras no processo de internacionalização. Ao longo do estudo foi concluído que não existe uma "receita" exata para internacionalizar uma empresa devido as especificidades de cada empresa, setor e diferenças entre países. Portanto, os diferentes pontos de vista para o tema em análise, decisão, estratégia e processo de internacionalização se mostram aplicáveis e complementares.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEmpresas - Globalizaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titleEstratégia de internacionalização de empresaspt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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