Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCervi, Rejane de Medeiros, 1943-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorCunha, Sônia Maria Miranda dapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-24T15:31:32Z
dc.date.available2023-07-24T15:31:32Z
dc.date.issued1985pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/63904
dc.descriptionOrientadora: Rejane de Medeiros Cervipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 114-120pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo buscou estabelecer as relações existentes entre a criatividade discente em sua dimensão cognitiva e a afetividade em sua dimensão de prática pedagógica vista como elemento estimulador do processo criativo. Pretendeu-se explorar tais relações a partir de um ângulo de observação circunscrito â interação professor-aluno e, mais particularmente, aos produtos perceptivos de um sobre o outro. Na primeira parte do estudo, desenvolveu-se uma análise, em termos conceituais, de modelos de aprendizagem que estivessem voltados para a integração dos campos cognitivo e afetivo. Foi necessário fundamentar a criatividade como processo cognitivo através de subsídios teóricos envolvendo conceituações de operações mentais. A afetividade como prática pedagógica foi analisada desde seus aspectos conceituais até condições, predisponentes e possibilidades de interação envolvendo professor e aluno. Foram levantadas algumas características mínimas do professor que postula assumir a integração da cognição e da afetividade; essas características nortearam uma abordagem a nível de prática educativa, descrita na segunda parte do trabalho, enfocando a interação envolvendo professor e aluno. Essa abordagem prática foi realizada em cursos profissionalizantes do 2º Grau, no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, no 2º semestre de 1984. A análise dos dados coletados demonstrou implicações profundas entre a percepção do professor sobre o aluno, a percepção do aluno sobre o professor e o desempenho discente. Os depoimentos dos alunos demonstraram claramente a impossibilidade de estabelecerem o raciocínio divergente, mais criativo, sob condições externas impositivas e exclusivamente diretivas; evidenciaram, igualmente, o entusiasmo em participar de atividades quando propostas em um clima de liberdade psicológica. Essas constatações levaram a algumas recomendações por parte do estudo, no sentido de uma revisão de valores envolvendo a prática docente, tanto a nível de formação quanto a nível de atuação de profissionais em educação, bem como dos respectivos instrumentos metodológicos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study has tried to establish the existing relationship between the students1 creativity in its cognitive dimension, and the affectivity in its pedagogical dimension, seen as a stimulating factor in the creative process, as well as to explore such relationship, considering the interaction student-teacher, and more particularly, the perceptive results of those factors. Taking the above in consideration, in the first part of this study, a conceptual analysis of some learning models was evolved, models which tend towards the integration both in the cognitive and affective fields. It was necessary to relate creativity as a cognitive process, grounded on concepts of mental operations. Affectivity as a pedagogical factor was also deeply studied. A list of some minimum basic characteristics was prepared for that special kind of teacher who is interested in achieving that sort of integration, and those characteristics also served as a guideline for an educational research focussing the interaction between teacher-student. Thus, a practical research was made among students of vocational classes at Colégio Estadual do Paraná, in Curitiba, during the second term of 1984. After the results had been collected and analysed, they presented some deep implications between both students and teacher's perception of each other and also in the students' own improvement. From students' testimony on conclude that it is impossible to establish a divergent and more creative reasoning, under duress or under external coercive conditions. On the other hand, students showed enthusiasm in participating of activities when they were introduced in an environment of psychological freedom. The consequence is a recommendation for a revision of the values that direct all these teachers' work, not only at the level of teachers' training and their role as professionals in the field of Education but also in a recycling of the various pedagogical aids used by them.pt_BR
dc.format.extent120 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectProfessores - Criatividadept_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA afetividade como prática pedagógica e suas implicações na criatividade discentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples