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dc.contributor.authorMesacasa, Andréiapt_BR
dc.contributor.otherKistmann, Virginia Souza de Carvalho Borges, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherFerraresi, Alex Antôniopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2019-11-18T17:04:00Z
dc.date.available2019-11-18T17:04:00Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/63765
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Virginia Souza de Carvalho Borges Kistmannpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Dr. Alex Antônio Ferraresipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 26/06/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.302-318pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa consiste na proposição de um modelo de processo de design voltado para a indústria do vestuário com ênfase na inovatividade. A indústria do vestuário brasileira se destaca por apresentar a última cadeia têxtil completa do Ocidente, comportando desde a produção das fibras até os desfiles de moda, passando por fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções e varejo. Contudo, a produção de têxteis e vestuário brasileira é voltada ao mercado interno, com baixo volume de exportação. Para que esse contexto se modifique, considera-se que o aumento da capacidade de inovação é um dos principais fatores que impactam positivamente a competitividade e o desenvolvimento econômico. Logo, a utilização da inovatividade, ou seja, da capacidade de inovar é uma ferramenta relevante para ampliar a competitividade das empresas na cadeia têxtil e de confecção. Sob este aspecto, a pesquisa aqui apresentada foi elaborada sob o paradigma da Design Science Research, por ocupar-se em projetar algo novo, desenvolvendo soluções para os problemas do mundo real por meio de artefatos. Para a DSR, artefatos podem ser classificados como constructos, modelos, métodos e instanciações. Assim, para a elaboração do artefato necessário para responder ao problema e os objetivos desta pesquisa, buscou-se seguir a estrutura da DRS composta pelas fases Conscientização, Sugestão, Desenvolvimento, Avaliação e Conclusão. A DSR considera que outros métodos de pesquisa, tais como a Revisão Integrativa de Literatura, o Estudo de Casos Múltiplos e o Focus Group podem ser integrados, como foi o caso. O modelo de processo de design desenvolvido foi denominado DIM - Design Inova Moda. Ele foi constituído por cinco fases: Planejar, Investigar, Analisar, Projetar e Testar, sendo essas divididas em etapas, atividades e ferramentas. O modelo apresenta relação direta com a inovatividade, na medida em que trabalha as dimensões Pessoas, Processos, Relacionamentos e Produtos ao longo de suas cinco fases. Somam-se a isso aspectos condizentes com a realidade industrial da moda, presentes ao logo das etapas, atividades e ferramentas do modelo. Para melhor entendimento, a tese encontra-se dividida em sete capítulos: Introdução, Fundamentação Teórica, Método de Pesquisa, Desenvolvimento, Avaliação, Reconfiguração e Análise do Modelo e Considerações Finais. Ao final da pesquisa, concluiu-se que para inovar e se diferenciar no mercado, se faz necessário um processo sistêmico, deliberado e contínuo a fim de identificar as grandes oportunidades que possam se transformar em produtos inovadores e gerar valor para a organização. Desse modo, entende-se que o modelo DIM possa atuar como incremento na capacidade organizacional, bem como na propensão para introduzir inovações a partir do processo de desenvolvimento de produtospt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research consists in the proposition of a design process model focused on the garment industry with an emphasis on innovativeness. The Brazilian clothing industry stands out for presenting the last complete textile chain of the West, ranging from fiber production to fashion shows, through spinning, weaving, processing, confection and retail. However, the production of Brazilian textiles and clothing is focused on the domestic market, with a low export volume. To change this context, it is considered that increasing innovation capacity is one of the main factors that positively impact competitiveness and economic development. Therefore, the use of innovation, in other words, the capacity to innovate, is relevant to increase the competitiveness of companies in the textile and clothing chain. In this aspect, the research presented here was elaborated under the paradigm of Design Science Research, for engaging in designing something new, developing solutions to real-world problems through artifacts. For DSR, artifacts can be classified as constructs, models, methods and instantiations. Thus, to elaborate the artifact necessary to respond to the problem and the objectives of this research, we sought to follow the structure of the DRS composed by the phases Awareness, Suggestion, Development, Evaluation and Conclusion. DSR believes that other research methods such as Integrative Literature Review, Multiple Case Studies and Focus Group can be integrated, as was the case. The design process model developed was called DIM - Design Inova Moda. It was consisted of five phases: Plan, Investigate, Analyze, Design and Test, which are divided into stages, activities and tools. The model is directly related to innovativeness, in that it works on the dimensions People, Processes, Relationships and Products throughout its five phases. Added to this are aspects consistent with the industrial reality of fashion, present along of the steps, activities and tools of the model. For a better understanding, the thesis is divided into seven chapters: Introduction, Theoretical Rationale, Method of Research, Development, Evaluation, Reconfiguration and Analysis of the Model and Final Considerations. At the end of the research, it was concluded that in order to innovate and differentiate in the market, a systemic, deliberate and continuous process is necessary in order to identify the great opportunities that can become innovative products and generate value for the organization. Thus, it is understood that the DIM model can act as an increment in organizational capacity, as well as in the propensity to introduce innovations from the product development processpt_BR
dc.format.extent365 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDesenho industrialpt_BR
dc.subjectDesign de modapt_BR
dc.titleDIM - Design Inova Moda : modelo de processo de design com ênfase na inovatividade para o setor do vestuáriopt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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