Show simple item record

dc.contributor.authorEvlagon, Maria Cristina Navratilpt_BR
dc.date.accessioned2019-10-29T16:49:31Z
dc.date.available2019-10-29T16:49:31Z
dc.date.issued1990pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62664
dc.descriptionOrientador: Carlos Alberto Faracopt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Maria Dativa de Salles Gonçalvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 108-111pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho estuda o processo de alfabetização de crianças a partir das inter-relações de três áreas do conhecimento (psicologia, pedagogia e linguística) e a forma pela qual estas inter-relações se apresentam em diferentes práticas deste processo na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Essa abordagem decorre da compreensão de que os pressupostos teóricos de linguagem e educação, na alfabetização, se justificam e se expressam nas atividades de ensino que o professor realiza, interagindo com seus alunos, na sala de aula. As concepções de linguagem e de educação utilizadas se apoiam, teoricamente nos trabalhos do linguista Valentin N. Voloshinov e do pedagogo Paulo Freire. Os subsídios da área da psicologia, especificamente sobre a aquisição do conhecimento, tem como referencial os trabalhos de L. S. Vygotsky.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper is a study on the teaching of reading and writing in the public school system in Curitiba. The process of teaching children to read and write is studied here in the light of the interrelationship of psychology, pedagogy and linguistics. The author also focuses her attention on the ways these interrelationships appear in different phases of the process. Such an approach derives from the fact that the assumptions regarding language end education - in the process of teaching reading and writing - are justified and expressed by the activities carried out by the teacher as he or she interacts with his or her pupils. The concepts of language and education used in this paper are based on the works of linguist Valentin N. Voloshinov and pedagogue Paulo Freire. Subsidies in the field of psychology - and specifically those regarding children's learning - were collected in the works of L. S. Vygotsky.pt_BR
dc.format.extent111 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAlfabetização - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleConsiderações sobre o processo de alfabetização : uma perspectiva sócio-interaccionistapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record