A função do professor de educação física na educação infantil : um estudo com pesquisadores egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação a UFPR
Resumo
Resumo: A presente pesquisa investigou qual a função do professor de Educação Física na Educação Infantil. Os pressupostos teóricos foram estudos de pesquisadores da área da educação que discutem a docência, como: Imbernón (2011), Morgado (2005), Roldão (2005, 2007), Tardif e Lessard (2017); a docência na Educação Infantil, sendo: Bonetti (2004), Duarte (2011), Oliveira-Formosinho (2002), Rocha (1999), Tristão (2004); e a Educação Física na Educação Infantil, como: Ayoub (2001), Camargo (2015), Garanhani (2002, 2004, 2008, 2012), Nadolny e Garanhani (2017) e Tonietto (2018). A metodologia utilizada para a produção dos dados envolveu a entrevista semiestruturada realizada com 7 (sete) pesquisadores da Educação Física na Educação Infantil egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE-UFPR) e do Grupo de pesquisa Educamovimento - NEPIE/UFPR. Utilizou-se o software Atlas.ti como auxílio na análise de conteúdo dos dados, a qual se organizou em dois eixos: a função do professor e a função do professor de Educação Física na Educação Infantil. Conclui-se, com a pesquisa, que a função do professor de Educação Física na Educação Infantil é a formação da criança pequena que se faz pelo trabalho educativo com a linguagem movimento. Este trabalho se faz num processo de mobilização, construção e contribuição do professor, o qual deverá levar em conta os elementos da cultura infantil, para que sejam vivenciadas e construídas, com as crianças pequenas, práticas corporais de movimento, as quais são provenientes da cultura em que os sujeitos estão inseridos. Por fim, compreendeu-se que essa função se dá por meio de relações educativas, as quais se constituem, nos dias de hoje, formas de construção de uma Pedagogia da Educação Infantil. Palavras-chave: Função docente; Educação Infantil; Educação Física. Abstract: The present research investigated the function of Physical Education teacher in Early Childhood Education. The theoretical assumptions were studies of researchers in the area of education who discuss teaching, such as: Imbernón (2011), Morgado (2005), Roldão (2005, 2007), Tardif e Lessard (2017); teaching in Child Education, being: Bonetti (2004), Duarte (2011), Oliveira-Formosinho (2002), Rocha (1999), Tristão (2004); and Physical Education in Child Education, such as Ayoub (2001), Camargo (2015), Garanhani (2002, 2004, 2008, 2012), Nadolny and Garanhani (2017) and Tonietto (2018). The methodology used to produce the data involved the semi-structured interview conducted with 7 (seven) researchers of Physical Education in Early Childhood Education graduates of the Post-Graduation Program in Education of the Federal University of Paraná (PPGE-UFPR) and Research Group Educamovimento - NEPIE / UFPR. It was used the Atlas.ti software was used as an aid in the analysis of data content, which was organized in two axes: the function of the teacher and the function of the Physical Education teacher in Early Childhood Education. It is concluded, with the research, that the function of the Physical Education teacher in Infant Education is the formation of the small child that is made by the educational work with the language movement. This work is done in a process of mobilization, construction and contribution of the teacher, which should take into account the elements of children's culture, so that they can be experienced and constructed with the young children, corporal practices of movement, which come from the culture that the subjects are inserted. Finally, it was understood that this function is given through educational relations, which are nowadays forms of construction of a Pedagogy of Early Childhood Education. Palavras-chave: Teaching function; Child education; Physical Education.
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