A profissionalização docente na educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Curitiba
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Data
2018Autor
Salsamendi, Daniela Sanches, 1969-
Metadata
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Resumo: O objetivo desta pesquisa é identificar as características específicas que demarcam a composição do quadro profissional docente, com especial atenção à formação das profissionais concursadas e que trabalhavam na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação - RME do Município de Curitiba no ano de 2017. Este quadro profissional era formado por duas carreiras e tinha duas possibilidades de lotação. As Professoras de Educação Infantil que trabalhavam nos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEI e as Profissionais do Magistério - Docência I que trabalhavam nas pré-escolas dos CMEI ou nas turmas de Pré lotadas nos prédios das Escolas Municipais regulares. As docentes ativas são objeto de análise desta pesquisa e as análises foram elaboradas a partir dos dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação juntamente com os dados do Censo Escolar do ano de 2017. A pesquisa, de natureza quantitativa, documental e bibliográfica, permitiu verificar as características desta população, a estratificação pelas carreiras e lotação, bem como o entrecruzamento destas características com dados sobre formação, os quais fornecem subsídios para outras pesquisas que estudam a etapa da Educação Infantil. Os resultados demonstraram uma etapa de Educação Infantil pública fragmentada e amplamente sustentada pelas Professoras de Educação Infantil, que, no entanto, encontram-se subjugadas pelas políticas educacionais. Palavras-chave: Profissionalização docente. Educação Infantil. Carreira. Valorização docente. Abstract: The objective of this research is to identify the specific characteristics that define the composition of the professional teaching staff, with special attention to the training of the training of the municipal public teachers who worked in the Early Childhood Education of the Municipal Education Network - Municipality of Curitiba in the year 2017. This professional framework team was formed by two careers and had two possibilities of allocation. The Teachers of Early Childhood Education who worked in the Municipal Centers for Early Childhood Education (CMEI) and the Teaching Professionals I who worked in the preschools of the CMEI or in the classes pre-filled in the buildings of the regular Municipal Schools. The active teachers are the object of analysis of this research and the analyzes were elaborated based on the data provided by the Municipal Department of Education along with the data of the School Census of 2017. The research, of quantitative, documentary and bibliographic nature, allowed to verify the characteristics of this population, the stratification by the careers and allocations, as well as the crossing of these characteristics with training data, which provide subsidies for other researches that study the stage of Early Childhood Education. The results demonstrated a fragmented public education stage widely supported by the teachers of Early Childhood Education, who, however, are overwhelmed by educational policies. Keywords: Teacher professionalization. Childhood Education. Career. Teacher appreciation.
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