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dc.contributor.authorSilva, Ana Laura de Brum Kury da, 1994-pt_BR
dc.contributor.otherMartins, Milena Ribeiro, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-01-07T17:06:27Z
dc.date.available2020-01-07T17:06:27Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62139
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Milena Ribeiro Martinspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 28/03/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 168-178pt_BR
dc.description.abstractResumo: George Macdonald (1824-1905), escritor escocês do século XIX, é considerado um grande autor de ficção para crianças e adultos em países de língua inglesa. Uma parte significante de sua importância dentro da literatura é atribuída a sua influência em autores como C.S. Lewis (1898-1963) e J.R.R. Tolkien (1892-1973) a partir de suas obras literárias e não literárias - como ensaios e sermões religiosos. A vivência de MacDonald no universo calvinista reflete-se em suas obras, inclusive em A Princesa e o Goblin, a qual é comumente analisada a partir desse viés. A fé cristã do autor, porém, não é um fator limitante para a compreensão de suas obras. MacDonald era conhecido por valorizar a Natureza como fonte de aprendizagem - é a partir dela, segundo o autor, que as crianças passam a conhecer o mundo (MACDONALD, 1893). O contato com a Natureza incentiva o indivíduo a confiar na imaginação e na irracionalidade - elementos que, ainda de acordo com MacDonald, levam a verdades ignoradas pela razão. Os personagens de A princesa e o goblin, assim como o narrador e o autor-modelo - nomenclatura utilizada por Umberto Eco (1994) - guiam o leitor durante o enredo, estimulando-o a encontrar o que conhece e o que consegue dentro da história, promovendo o seu amadurecimento, assim como acontece com Irene, a personagem título. Observa-se que embora o manuscrito e primeira edição de A princesa e o goblin estejam disponíveis, algumas edições posteriores - inclusive a tradução brasileira - suprimem os diálogos entre autor-modelo e leitor-modelo, omitindo explicações e comentários que podem auxiliar na leitura da obra. Pode-se perceber também que, mesmo MacDonald tendo influenciado autores amplamente lidos no Brasil, que suas obras, principalmente A princesa e o goblin, compartilhem características comuns aos contos de fadas, literatura apreciada no país por todas as idades, e que ela apresente ao leitor um novo tipo conhecimento - proveniente da imaginação - o autor não foi, ainda, suficientemente estudado por pesquisadores brasileiros. Embora três outras histórias de MacDonald tenham sido publicadas recentemente no Brasil, a tradução de A princesa e o goblin teve apenas uma edição. Além disso, análises dessa obra baseadas na valorização da Natureza e da espiritualidade em detrimento de uma religião específica não são recorrentes, reforçando o nosso interesse em destacar esse aspecto da obra. Palavras-chave: Contos de fadas, imaginação, autor-modelo, crítica genética.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: George MacDonald (1824-1905), a Scottish writer from the 19th century, is considered a great writer of children and adult fiction in English speaking countries. A significant part of his importance within literature is attributed to his influence over writers such as C.S. Lewis (1898-1963) and J.R.R. Tolkien (1892-1973) through his literary and nonliterary works - essays and religious sermons. MacDonald's experience in the Calvinist universe is reflected in his works, including The princess and the goblin (1893), which is usually analyzed by that perspective. The author's Christian faith, however, is not a limiting factor in the comprehension of his works. MacDonald was known for appreciating Nature as a learning source - it is through her, according to the author, that children start to know the world (MACDONALD, 1893). Access to Nature motivates the individual to trust imagination and irrationality - elements that, still according to MacDonald, lead to truths ignored by reason. The characters in The princess and the goblin, along with the narrator and the model-author - name used by Umberto Eco (1994) - lead the reader through the story, encouraging him to find what he knows and what he can learn within the story, promoting his maturation, just as it happens to Irene, the title character. It can be observed that although the manuscript and the first edition of The princess and the goblin are available, some of the posterior editions - including the translation for Brazilian Portuguese - suppress the dialogues between modelauthor and model-reader, leaving out explanations and comments that can assist the reading. It can be also noticed that, even with MacDonald having influenced authors widely read in Brazil, that his books, mainly The princess and the goblin, share common characteristics with fairy tales (a genre appreciated by all ages in the country), and that the book introduces to the reader a new kind of knowledge (provided by imagination), the author was not sufficiently studied by Brazilian researchers. Although there have been three other stories written by MacDonald published in Brazil, the translation for The princess and the goblin had just one edition. Besides, analysis of this work based on the valorization of Nature and spirituality to the detriment of a specific religion are not recurrent, reinforcing our interest in highlighting that aspect in the book. Key-words: Fairy tales, imagination, model-author, genetic criticism.pt_BR
dc.format.extent178 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMacdonald, George, 1824-1905pt_BR
dc.subjectContos de fadas - História e críticapt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleA Princesa e o goblin : um embate entre inocência e infantilidade na obra de George Macdonaldpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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