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dc.contributor.authorCastilhos, Grasiela Pereira da Silva de, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherKnoblauch, Adriane, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-27T13:37:01Z
dc.date.available2019-08-27T13:37:01Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62097
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Adriane Knoblauchpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/03/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 92-97pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação discute o PIBID enquanto uma instância socializadora, que possibilita a reestruturação de habitus das professoras supervisoras do curso de Pedagogia. A organização e a sistematização desse estudo leva em consideração a aproximação com o referencial teórico e metodológico das Ciências Sociais, sobretudo com a apropriação conceitual de Pierre Bourdieu. A utilização do conceito de habitus proposto por Bourdieu auxiliou na superação da visão ingenuamente personalista da singularidade das professoras supervisoras do PIBID, resgatando toda complexidade singular de suas ações e reações. O objetivo geral do trabalho foi compreender por quais meios o PIBID contribui na reestruturação do habitus docente e na ampliação do capital cultural das professoras supervisoras participantes do programa, por entender que tais elementos fazem parte do PIBID, e estão em constante adaptação aos estímulos do mundo social. Os dados foram coletados nos anos de 2017 e 2018, por meio da inserção da pesquisadora no campo de estudo e através de uma entrevista semiestruturada a fim de melhor compreender a gênese das condutas de três professoras da educação básica que atuam como supervisoras do projeto Mão Amiga CAPES/PIBID do curso de Pedagogia da UNESPAR, campus de União da Vitória/PR. Os resultados da pesquisa indicaram que o PIBID de Pedagogia da UNESPAR efetiva-se como uma instância socializadora que possibilita a superação da racionalidade técnica presente nos cursos de formação docente, permitindo a reestruturação de habitus e ampliação do capital cultural das professoras vinculadas ao programa, sobretudo por se organizar como um programa que prevê trabalho coletivo entre os participantes, com atividades de pesquisa e orientações. Palavras-chave: Formação Docente. PIBID. Socialização Profissional. Supervisoras. Habitus. Capital Cultural.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation discusses PIBID as a socializing instance which allows the restructuring of habitus by supervising teachers of the Pedagogy course. The organization and systematization of this study takes into account the approximation to the theoretical and methodological references of Social Sciences, especially with the conceptual appropriation of Pierre Bourdieu. The use of the concept of habitus proposed by Bourdieu helped to overcome the naively personalistic view of the singularity of the PIBID supervising teachers, recovering all the singular complexity of their actions and reactions. The purpose of this study was to understand the means by which PIBID contributes to the restructuring of the teaching habitus and the expansion of the cultural capital of the supervising teachers participating in the program, since they are part of PIBID and are constantly adapting to the stimuli of the social world. The data were collected in the years 2017 and 2018, through the insertion of the researcher in the field of study and through a semi-structured interview in order to better understand the genesis of the behaviors of three primary school teachers who act as supervisors of the Mão Amiga project by CAPES / PIBID of Unespar's Pedagogy course in União da Vitória / PR. The results of the research indicated that the PIBID of the Pedagogy course at Unespar is effective as a socializing instance that makes possible the overcoming of the technical rationality present in the teacher training courses, allowing the restructuring of habitus and the expansion of the cultural capital of the teachers linked to the program, mainly because it is organized as a program that provides for collective work among the participants, with research activities and guidelines. Keywords: Teacher Training. PIBID. Professional Socialization. Supervisors. Habitus. Cultural Capital.pt_BR
dc.format.extent98 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectBolsas de estudopt_BR
dc.subjectBolsas de pesquisapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePIBID como instância socializadora : um estudo sobre a reestruturação de habitus das professoras supervisoras do curso de pedagogiapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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