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dc.contributor.authorSponholz, Lealis Babypt_BR
dc.contributor.otherLück, Heloisapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-01T20:52:47Z
dc.date.available2020-09-01T20:52:47Z
dc.date.issued1983pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/61741
dc.descriptionOrientadora: Heloísa Lückpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) -Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 187-193pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho objetivou verificar a relação entre programas de ensino das disciplinas de Princípios e Métodos de Orientação Educacional e dissertações de mestrado concernentes à área de Orientação Educacional. Nesse sentido, foi realizada uma revisão da literatura a respeito dos aspectos da formação do orientador educacional e da pesquisa educacional. Estabeleceu-se um esquema referencial de classificação, embasado na literatura especializada, que resultou em duas categorias diretoras - conteúdo e processo -, desdobradas em unidades específicas. A categoria referente ao conteúdo foi subdividida sob os enfoques filosófico, legal, histórico, sociológico, biopsicoló gico e geral, enquanto que a categoria do processo abarcou as unidades relativas a organização, planejamento, coleta de dados, avaliação, consultoria, orientação grupai, orientação individual e diversos. Este esquema foi submetido à avaliação prévia de especialistas da área, que lhe garantiram tanto a validade aparente quanto a de conteúdo. A população do estudo abrangeu, de um lado, o total de Instituições de Ensino Superior do Paraná que mantém a habilitação de Orientação Educacional, em número de dezenove (19), e, de outro, todas as dissertações de mestrado da área de Orientação Educacional. Os procedimentos metodológicos para o levantamento de dados separaram-se em duas partes distintas: na primeira, elaborou-se um questionário destinado aos docentes de Princípios e Métodos de Orientação Educacional, os quais informaram sobre os tipos de Instituições de Ensino Superior que ofertam a habilitação de Orientação Educacional, conteúdos programáticos e respectivo(s) enfoque(s) conhecimento, habilidade e/ou atitude e os recursos utilizados para definir e reformular os programas de ensino; na segunda parte, foram elaboradas resenhas das 31 dissertações pesquisadas, sintetizando minuciosamente a estrutura e as ideias principais de cada uma, as quais são apresentadas em anexo. Procedeu-se à análise de conteúdo de cada um dos fatores relacionados e à comparação respectiva, através do esquema referencial; esta análise confirmou que tanto os programas de ensino de Princípios e Métodos de Orientação Educacional como as dissertações de mestrado da área em questão se desenvolvem em função de linhas de enfoque comuns, identificando que ambos, têm privilegiado, em particular, o processo de ação na área.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this work was to verify the relationship between teaching programmes of the subject matters in Principles and Methods of Educational Guidance and Dissertations for the Masters degree concerning the area of Educational Guidance. In this direction a literature revision about the graduation of the educational teacher was made and about the educational research. An outline of classification of references based upon the specific literature was made which turned out in two directing categories: - content and process developed in specific-unities. The category referring to content, was subdivided under the philosophic, legal, historical, sociological, bio-psychological: and general aspects. The process category grasped the unities related to organization planning, collecting data, evaluation, counseling group guidance, individual and many others. This outline was subdued to previous evaluation of specialists in the area, who warranted both face validity and content "validity of the study population comprised at one side, all the Graduate schools in Parana which hold the Educational Guidance course, which are nineteen (19) schools, and on the other side, all the Masters degree Dissertations in the area of Educational -Guidance. The methodological procedures for the data collection were separated in two different parts: in the first one, a questionnaire was given to the teachers of Principles arid Methods of Educational Guidance who informed about the kind of graduate schools which offer the qualification in Educational Guidance, program contents and respective focuses, knowledge , skill and/or attitude, and used resources to define and to improve the teaching programmes: in the second part, were made reports of the thirty one Masters degree Dissertations researched, and a detailed synthesis of the structure and of the main ideas of each one was made, and they are annexed in the work. An analysis of contents of each one of the elements related among themselves was made and the respective comparison, through the reference outline. This analysis corroborated that the teaching programmes in Principles and Methods of Educational Guidance, as well as the Masters degree Dissertations in the same area are developed in function of common line of focuses, identifying that both have privileged, specially, the action process in the area.pt_BR
dc.format.extent253 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectOrientação educacionalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleOrientação Educacional : comparação entre programas de disciplinas de princípios e métodos de orientação educacional e dissertações de mestrado na áreapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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