Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBaibich, Tânia Mariapt_BR
dc.contributor.otherPavão, Zelia Milleo, 1928-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-17T13:37:57Z
dc.date.available2020-08-17T13:37:57Z
dc.date.issued1986pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/61612
dc.descriptionOrientadora: Profª Zélia Milléo Pavãopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 102-105pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo visa a sugerir os alinhamentos de uma proposta curricular de Programação Ativa - linguagem LOGO, Modo Gráfico. Buscando o embasamento na teoria piagetiana, que traça o perfil da construção das estruturas cognitivas da criança e dos adolescentes, faz-se então a revisão de toda a proposição filosófica da linguagem LOGO. LOGO ê uma linguagem de computador simples e poderosa, voltada para o aprendizado. Segue-se, neste estudo, o relato da Sondagem Experimental que foi realizada pela autora no período compreendido entre 1984 e 1985 com 44 crianças e adolescentes entre 5 e 14 anos. Os resultados da Sondagem, aliados ao referencial teórico citado, permitem o estudo da coerência existente entre as Estruturas do Pensamento e a Estrutura da Linguagem em questão. Surge daí a necessidade de uma caracterização da postura educacional adotada e a consequente fundamentação da proposta de um currículo de Programação Ativa - Linguagem LOGO, Método Gráfico.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims to suggest the paths of a Curricular Proposal for an Active Programme of LOGO Language - Graphic Mode. Searching for the basis in the Piagetian Theory, which traces the outline of children's and adolescent's cognitive structures, then the review of the entire philosophical proposal of the LOGO language is done. LOGO is a simple and powerful computer language directed to the "learning". This study proceeds an account of the Experimental Research which was accomplished by the author within the period between 1984-1985 with 44 children and adolescents of 5 to 14 years old. The result of this research together with the mentioned theoric referencial, allow the study of the existing coherence between the Thought Structures and the Language Structure in question. The need for a characterization of the Adopted Educational Posture, and the consequent fundamentation of the proposal for a curriculum of an Active Programme of LOGO Speech - Graphic Mode, arise from all these data.pt_BR
dc.description.abstractResumen: Este estudio intenta sugerir los lineamientos de una Propuesta Curricular de Programación Activa, lenguaje LOGO - modalidad gráfica. En la búsqueda de coherencia con la teoría piagetiana, traza el perfil de la construcción de las estructuras cognoscitivas del niño y del adolescente para revisar luego la fundamentación filosófica del Lenguaje LOGO. LOGO es un lenguaje de computador, simple y poderoso, orientado hacia el aprendizaje. A seguir, este estudio relata el Sondeo Experimental realizado por la autora en el período de 1984 a 1985 con 44 niños y adolescentes de entre 5 y 14 años. Los resultados de este sondeo vinculados al referencial teórico citado, permiten verificar la correlación entre las Estructuras del Pensamiento y la Estructura del lenguaje en cuestión. Surge de allí la necesidad de una caracterización de la postura educacional adoptada y la consecuente fundamentación de la propuesta de un currículo de Programación Activa, Lenguaje LOGO - modalidad gráfica.pt_BR
dc.format.extent105 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO pensamento no espelho : uma proposta curricular para a iniciação da criança em Programação Ativa Linguagem Logopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples