Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLuz, Wagner Manço da, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherHiga, Ivanilda, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-06-18T12:24:43Z
dc.date.available2019-06-18T12:24:43Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/61164
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ivanilda Higapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.120-127pt_BR
dc.description.abstractResumo: O estudo apresentado possui características etnográficas, desenvolvido com base na observação de aulas em turmas do segundo e terceiro anos do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Nosso objetivo consiste em compreender quais são as contribuições das práticas docentes de um professor desta escola para a construção do conhecimento sobre o ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio. Presenciamos o desenvolvimento de sequências didáticas com características inovadoras em relação ao ensino tradicional de Física, que demonstraram preocupação com a articulação entre os saberes da pesquisa, as orientações curriculares e as diversas instâncias que compõe a escola. Como referencial teórico para nossas análises, utilizamos os conceitos de cultura, cultura escolar e cultura da escola de Forquin (1993), as ideias de professor como intelectual transformador de Giroux (1997) e a Transposição Didática de Chevallard (1991). Realizamos uma revisão de literatura para evidenciar os papéis atribuídos aos professores de Física do Ensino Médio nas pesquisas em Educação, tendo como foco aquelas que apresentam a elaboração de propostas ou sequências didáticas que visem a abordagem de tópicos de Física Moderna e Contemporânea e que passaram pelo crivo da sala de aula. Entretanto, nessas pesquisas, o papel do professor vem sendo pouco evidenciado. Vale ressaltar que o intuito desta dissertação não é trazer um modelo a ser seguido, mas sim discutir sobre as condições estabelecidas na escola, pelo professor em questão, que permitiram o desenvolvimento do seu projeto diferenciado. Dessa forma, interpretamos que foi possível a construção de conhecimentos escolares com características originais, que não se restringem à relação entre professor e aluno, e incluem o conhecimento científico de origem da disciplina escolar e a articulação com a ciência presente nas pesquisas da área da Educação. Palavras-chave: Construção de conhecimentos, Ensino de Física Moderna e Contemporânea, Professor como intelectual transformador, Cultura Escolar, Transposição Didática.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study has ethnographic characteristics, developed from the observation of lessons in classes of second and third years of High School in a public School. Our objective is to understand which the contributions of the teaching practices of a teacher of this school for the construction of knowledge about the teaching of Modern and Contemporary Physics in High School. We witness the development of didactic sequences with innovative features compared to the traditional physics teaching, which showed a concern with the relationship between knowledge of research, curriculum guidelines and the several instances that make school. As the theoretical framework for our analysis, we use the concepts of culture, school culture, and culture of the school of Forquin (1993), the teacher ideas as an intellectual transformer of Giroux (1997) and the Didactic Transposition of Chevallard (1991). We carried out a literature review to highlight the roles assigned to High School physics teachers in research in Education, focusing on those that present the elaboration of proposals or didactic sequences that aim to approach topics of Modern and Contemporary Physics and which passed through the screen of the classroom. However, in these researches, the role of the teacher has been little evidenced. It's noteworthy that the aim of this dissertation is not to bring a model to be followed, but to discuss the conditions established by the teacher in question that would allow the development of its project. This way, we understand that it was possible the construction of school knowledge with original features, which are not restricted to the relationships among teacher and student and includes the scientific knowledge of the origin of school discipline and interaction with this science presents in researches of education area. Keywords: Construction of knowledge, Modern and Contemporary Physics Teaching, Teacher as intellectual transformer, Didactic Transposition, School Culture.pt_BR
dc.format.extent129 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectProfessores de fisicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO ensino de física moderna e contemporânea no ensino médio : o papel do professor na construção de conhecimentospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples