Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSteiner Neto, Pedro José, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Empresarialpt_BR
dc.creatorPonczek, Enio Fabricio Ostrovskipt_BR
dc.date.accessioned2023-08-02T17:54:39Z
dc.date.available2023-08-02T17:54:39Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/61106
dc.descriptionOrientador: Pedro Jose Steiner Netopt_BR
dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Estrategia e Gestão Empresarialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: As Instituições Federais de Ensino Superior - IFES, em especial as Universidades Federais que além da formação de profissionais, produzem pesquisas e desenvolvem tecnologias, no Brasil, ano após ano sofrem com os recursos insuficientes que recebem do governo para custear suas despesas de manutenção bem como investimentos em modernização de seus bens permanentes. Na busca de mecanismos inovadores e permanentes de captação de recursos analisamos a viabilidade da utilização da Responsabilidade Social associada ao uso do Marketing Social como uma alternativa para as IFES. A Responsabilidade Social é um tema muito discutido no meio empresarial, pois várias empresas têm se utilizado desta prática através de diversos programas, procurando demonstrar sua função Social perante a comunidade, utilizando-se para isto do Marketing Social. Como vários empresários, bem como vários funcionários de alto escalão das empresas, já frequentaram algumas dessas universidades federais, em níveis de graduação ou pós-graduação, sabem das dificuldades enfrentadas. E como as Universidades Federais estão diretamente ligadas a educação, e formam futuros formadores de opiniões, este pede ser urn caminho viável para o meio empresarial, pelo resultado positivo do Marketing gerado, bem como podendo resolver parte dos problemas do meio universitário que fornece ensino gratuito a sociedade. A forma de Responsabilidade Social seria a de formação de parcerias para o investimento em reformas de laboratórios, compra de equipamentos, adequações de prédios, do qual as empresas que investissem teriam um selo que a identificaria como uma empresa Responsável Socialmente, a qual através do Marketing Social, Balanço Social e Selo Social divulgariam suas ações, e ainda vincularia seu nome a uma das IFES participantes do projeto, construindo em longo prazo um valor diferencial para a sua marca e uma vantagem competitiva para a empresa.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMarketing socialpt_BR
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Financiamento - Financiamentopt_BR
dc.titleResponsabilidade social e o marketing social como ferramenta para o financiamento das IFESpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples