Estudo de caso do Banco HSBC Agência Alto da Rua XV : uma estratégia para fidelização de clientes pessoa jurídica
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Data
2006Autor
Wichinieski, Simone Cristina Mello
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Resumo: A competitividade do mercado, cada vez mais acirrada, tem levado organizações a buscar novas estratégias para sobreviver. O marketing de relacionamento, aquele embasado em relacionamentos de longo prazo, duradouros e na satisfação das necessidades e expectativas dos clientes, tem sido a estratégia cada vez mais utilizada para a fidelização, retenção e consequente aumento da lucratividade. Muitas são as instituições financeiras cuja estratégia esta voltada para o mercado. A primeira etapa serviu para o entendimento do problema e a definição dos instrumentos de pesquisa. A metodologia utilizada neste trabalho foi de caráter exploratório e a análise dos dados foi feita qualitativamente por meio do Microsoft excel. A pesquisa junto as empresas demonstra uma análise efetiva da situação por meio dos dados primários coletados diretamente na fonte. Comparando-se as ações de fidelização com as teorias e estudos definidos
e recomendadas pelos autores aqui referenciados, bem como a análise dos dados coletados junto aos clientes, conclui-se que há concordância bilateral quanto ao relacionamento de longo prazo - diga-se 'fidelidade' - ser benéfico para ambas as partes envolvidas.
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- Marketing empresarial [489]