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dc.contributor.advisorPavão, Zelia Milleo, 1928-2021pt_BR
dc.contributor.authorArtigas, Rita Mariapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-18T18:09:37Z
dc.date.available2022-08-18T18:09:37Z
dc.date.issued1984pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60791
dc.descriptionOrientadora: Profa. Zélia Milléo Pavãopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 311-316pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo analisa as vantagens da história infantil como centro globalizador das atividades do currículo e fonte geradora do desenvolvimento dos objetivos propostos para educar. O propósito essencial ê demonstrar como as histórias infantis, podem ser a unidade integradora dos conteúdos curriculares em unidades de experiências. A parte nuclear do trabalho compreende: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução (Capítulo I), justifica-se a escolha do argumento e, a seguir, procede-se â configuração do problema. O desenvolvimento da dissertação ê constituído pelos Capítulos II, III, IV, V. O Capítulo II apresenta Considerações Teóricas sobre o Emprego das Histórias em Educação e envolve os seguintes aspectos: 1. As histórias e sua dimensão literária. 2. As histórias e sua dimensão estética. 3. A arte de contar histórias. 4. As histórias e sua dimensão psicológica. 5. Sistematização das histórias infantis. 6. As histórias e sua dimensão educativa. O Capítulo III abrange as Considerações Teóricas sobre as Unidades de Experiências e seu Emprego e Valor Educativo, envolvendo os seguintes aspectos: 1. A necessidade de experiências para uma educação dirigida ao desenvolvimento da personalidade integral do aluno. 2. O ensino por unidades é um processo de globalização das atividades curriculares. 3. As unidades de experiências e seu processo de realização. 4. Fundamentação psicológica das unidades de experiências. 5. Fundamentação filosófica das unidades de experiências. O Capitulo IV procura documentar uma experiência comparativa entre os colégios públicos e particulares de Curitiba. Diz respeito â presença das modalidades literárias infantis nos currículos das escolas e à metodologia que os professores empregam para ensiná-las. Trata também, do conhecimento que os alunos da primeira etapa do primeiro grau têm sobre as modalidades li terá rias e sua utilização. Finalmente o Capítulo V discute os resultados obtidos bem como as sugestões para gerir as medidas que se consideram necessárias, a fim de se obter a melhoria da metodologia docente referente às modalidades da Literatura Infantil. Trata igualmente dos conhecimentos discentes sobre o mesmo assunto. Procura ainda demonstrar de que modo as Unidades de Experiências, tendo como tema centralizador a história infantil, são um processo gestáltico, fenomenológico e de acordo com as ideias de Yung.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The advantages of children's stories as both a global centre of curriculum activities and a source of development of the objectives proposed for education are analysed. The main purpose is to demonstrate that stories can be the integrating unit of the curricular contents in units of experiment. In the introduction (Chapter I) , the choice of argument is justified and the problem delineated. Chapter II presents theoretical considerations on the use of stories in education, examining the following topics: 1. Stories and their literary dimension. 2. Stories and their esthetic dimension. 3. The art of story telling. 4. Stories and their psychological dimension. 5. Systematization of children's stories. Chapter III presents theoretical considerations on the units of experiment, their use and educational value, including the following aspects: 1. Need of experiments for an education oriented to the development of the whole personality of the student. 2. Teaching by units is a unifying process of the curricular activities. 3. Units of experiment and their achievement. 4. Psychological foundations of the units of experiment. 5. Philosophical foundations of the units of experiment. Chapter IV documents a comparative experiment among public and private schools of Curitiba on the presence of children's literary modes in the school curricula, the methodology applied to their teaching, and the knowledge students at the first grade of the elementary school have of literary modes and their use. Finally, Chapter V discusses the results obtained as well as the suggestions offered for the administration of the measures reputed necessary for the improvement of the teaching methodology relative to children's literature modes, and of students' knowledge on the same theme. An attempt is made to demonstrate how the units of experiment having children's stories as the central theme are a gestalt and phenomenological process, and in accordance with Jung's ideas.pt_BR
dc.format.extent340 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectHistoria infantil - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLiteratura infantil - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA história infantil como unidade de experiências na primeira etapa do ensino de Primeiro Graupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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