• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O ensino da perspectiva : fundamentos para uma nova abordagem

    Thumbnail
    View/Open
    D - SERGIO KIRDZIEJ.pdf (3.176Mb)
    Date
    1985
    Author
    Kirdziej, Sérgio
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Educação artistica - Estudo e ensino
    Comunicação visual - Estudo e ensino
    Dissertações - Educação
    Educação
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: A rapida evolucao da comunicacao visual implicou a revisao dos conceitos e usos da Perspectiva; diante disso, este estudo tem como preocupacao central a revitalizacao do seu ensino. Para promover essa revitalizacao, acredita-se necessario investir na formacao do professor envolvido com esse ensino, ou seja, o professor de Educacao Artistica com habilitacao em Desenho. Procura-se aqui fornecer fundamentos didaticos especificos para a disciplina, uma vez verificado que a formacao do professor neste campo vem tendo carater marcadamente instrumental, que nao o habilita para um trabalho pedagogico criativo a nivel de 19 e 29 graus. Para esta fundamentacao didatica, abordou-se a Perspectiva em tres aspectos diversos, descobrindo nela principios de cunho socio-cultural, estilistico e de percepcao e representacao, delineando uma organizacao da disciplina que somada a formacao instrumental oferecida ao professor, devem torna-lo capaz de desenvolver adequadamente a orientacao escolar nesta area. Observada a pertinencia dessa organizacao em funcao das diretrizes de ensino de 19 e 29 graus, sugere-se a inclusao da mesma no curriculo de formacao do professor, ou em cursos de atualizacao para professores ja formados, o que viria a completar a capacitacao docente e habilitar o professor a um trabalho condizente com as exigencias da epoca.
     
    Abstract: The rapid evolution of visual communication demands a revision of concepts and utilizations of Perspective; the main preocupation of this study is the revival of Perspective's teaching. To promote such revival is necessary to invest in the education of teachers involved with Perspective, that is, teachers of Arts graduated in Drawing. This study tries to give specific didatic principles for the teaching of Perspective, once it was verified that the education of teachers in this area of knowledge is mainly instrumental with very few tasks which would provide for a criative pedagogic work in elementary school and college. Perspective was approached in three distinct aspects: socio-cultural, stylistic and aspects of perception and representation. This presentation outlines the fundamental organization for a course of instruction that added to the instrumental know-how given to the teacher must be enough to let him able to develop an adequate orientation in this field. The importance of such organization in relation to the main teaching directions of elementary school and college is observed and recommendations for its inclusion in the curriculum of teachers is made so as to complement the education of teachers of Arts and qualify them for tasks more suitable with the demands of the school system in our days.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/60677
    Collections
    • Dissertações [732]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV