Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGomes, Marilda Trecentipt_BR
dc.contributor.otherBuriasco, Regina Luzia Corio dept_BR
dc.contributor.otherSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-14T15:10:11Z
dc.date.available2020-10-14T15:10:11Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59963
dc.descriptionOrientadora : Regina Luzia Corio de Buriascopt_BR
dc.descriptionCo-orientadora : Maria Tereza Carneiro Soarespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta possibilidades oferecidas pelo portfolio como recurso de avaliação da aprendizagem e sua influência na mudança de cultura no momento da atribuição de notas. Organizado como pesquisa bibliográfica, o estudo conceitua as diferentes modalidades de portfolio e dimensiona as vantagens que este pode proporcionar a alunos e professores de Matemática. Na descrição de um portfolio, dos passos ou etapas para sua elaboração, das formas de pontuá-lo, ênfase especial é colocada em sua função como instrumento ou recurso que ao mesmo tempo que permite avaliar, melhora o nível de compreensão dos conteúdos que estão sendo ensinados, produz reflexão sobre materiais e tarefas realizadas dentro e fora do ambiente de sala de aula, estimula a constante reorganização, cria envolvimento entre escola e família. Importantes autores que se reportam ao portfolio, têm suas idéias postas em diálogo com aqueles que tratam da avaliação, dentre os quais se inclui Charles Hadji, para demonstrar que se está diante de um recurso de incomparável riqueza, capaz de evitar a ruptura entre aprender e produzir enquanto se aprende. Estar apto a manejá-lo pode representar um salto de qualidade na relação professoraluno com efeitos na motivação para superar dificuldades e obstáculos. Palavras-chave: avaliação da aprendizagem; portfolio; educação matemática.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work is aimed at analyzing the possibilities offered by the porfolio as a resource for learning evaluation and its influence on cultural change in the moment of grading. Organized as a bibliographical research, the study provides conceptual perspectives on the various portfolio standards and features the advantages it offers students and teachers of Mathematics. In the description of portfolio content, its steps or sequences of assembly, its means of rating, special emphasis is placed on its function as an instrument or resource that while allowing for learning, improves the level of content comprehension, and produces reflection about materials and tasks to be performed within and outside of the classroom, encourages continuous reorganization, generates involvement between school and family. Important authors who report to portfolio have their ideas aligned to those of the ones who deal with evaluation, among which Charles Hadji is included, in order to demonstrate that this is a resource of particular richness capable of avoiding breach among learning and producing while learning. Being able to handle it might represent one significant quality move in the relationship teacher-student with impacts on motivation to overcome difficulties and obstacles. Key-words: assessment; portfolio, mathematic education.pt_BR
dc.format.extent71 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRendimento escolar - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectTestes e medidas educacionaispt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO portfólio na avaliação da aprendizagem escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples