Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVieira, Carlos Eduardo, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorCampos, Névio dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-01T19:08:13Z
dc.date.available2022-09-01T19:08:13Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59962
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 149-153pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: História e Historiografia da Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação analisa a trajetória, os debates e os projetos dos intelectuais católicos leigos em tomo da temática educativa à luz do contexto histórico paranaense, do período de estudo que está circunscrito entre 1926 e 1938, discutindo o processo de constituição do grupo, as suas interlocuções com as vertentes teóricas e filosóficas em geral, as suas idéias e intervenções culturais, bem como suas relações com o Estado e com os grupos políticos no cenário paranaense desse período. Discorre sobre as contribuições do laicato católico ao projeto romanizador da Igreja Católica e enfatiza que o papel deste grupo foi criar instituições culturais no contexto paranaense, sem esquecer o contexto politico-cultural do Brasil e da Europa como pano de fundo de criação do laicato católico. Apóia-se nos periódicos escritos e dirigidos pelo grupo, os quais nos possibilitaram conhecer que a elite intelectual católica leiga estabeleceu instituições culturais onde congregaram os principais intelectuais e lideranças políticas do Estado e da capital que se colocaram a serviço do projeto romanizador da Igreja Católica. Palavras-chave: Intelectuais; cultura; formação humana.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation analyses the trajectory, the debates and the projects of catholic intellectuals who are layman about the educative thematic according to the historical context of Paraná, in the study period that is circumscribed between 1926 and 1938, discussing the group constitution process, its interlocution with theoretic and philosophic thoughts in general, its ideas and cultural interventions, as well as its relations to State and Politic Groups in the scenery of Paraná during this period. It runs over the contribution of catholic layman to the romanizing project of Catholic Church and emphasizes that the role of this group was to create cultural institutions in the context of Paraná without forgetting the political and cultural context from Brazil and Europe as a creation support for catholic group. It is based on periodicals written and described by the group, which allow us to know that the intellectual catholic layman elite established cultural institutions where the main intellectual and political leads of State and Capital group to put themselves serving the romanizing project of Catholic Church. Key-words: intellectual; culture; human development.pt_BR
dc.format.extent153 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectIgreja Católica - Paranápt_BR
dc.subjectParaná - Vida intelectualpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleLaicato católico : o papel dos intelectuais no processo de organização do projeto formativo da Igreja Católica no Paraná : 1926-1938pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples