A representação dos profissionais da saúde nos livros didáticos de Ciências
Resumo
Resumo : Considerando o livro didático como a expressão do currículo dominante e a sua importante influência nas práticas docentes, a presente pesquisa visou identificar e analisar as representações dos profissionais da área da saúde nos livros didáticos de quinto e oitavo anos distribuídos nas escolas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2016 e 2014, respectivamente. As categorias analisadas foram os gêneros, etnias e a divisão sexual do trabalho representadas nas imagens. A baixa representatividade de negros atuando na área da saúde (principalmente nos livros destinados ao oitavo ano), assim como a manutenção da imagem de cuidadora e dócil vinculada à mulher em oposição à técnica e à lógica associadas ao homem foram constatadas nos materiais analisados. As imagens veiculadas nos livros didáticos devem ser analisadas pela equipe docente de modo a favorecer uma leitura crítica das representações étnicas e de gênero visando desnaturalizar os estereótipos presentes nesses materiais.