Construção e validação de um instrumento de avaliação da trajetória esportiva sob a ótica do modelo bioecológico
Resumo
Resumo: A trajetória esportiva consiste em duas grandes etapas: iniciação e especialização, que podem ir desde a infância até a idade adulta. A teoria bioecológica tem sido utilizada para entender questões esportivas como desenvolvimento de talentos esportivos e resiliência, no entanto, há uma carência de instrumentos avaliativos quantitativos capazes de explicar as funções educacionais e de desenvolvimento dos seres humanos na área esportiva. Assim, o objetivo deste estudo foi construir e validar um questionário avaliativo para investigar a trajetória esportiva sob a ótica do Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner. Inicialmente foi realizado um levantamento teórico que gerou a matriz analítica e deu subsídio para as fases seguintes. Posteriormente, foi realizado um grupo focal para adequação do questionário e então a nova versão do questionário foi submetida à análise dos itens. Nesta etapa, verificou-se um coeficiente de validade de conteúdo adequado para a maioria dos itens, sendo que aqueles que obtiveram baixo coeficiente de validade de conteúdo foram readequados ou retirados do questionário. Quanto à dimensão dos itens, obteve-se um índice Kappa de 0.94 de concordância entre os juízes, indicando que os itens estavam adequados à dimensão proposta. A fase seguinte consistiu no teste piloto a fim de verificar a exequibilidade e fidedignidade do instrumento. Participaram aproximadamente 118 atletas universitários, sendo que 30 refizeram o teste, tendo como instrumento o Questionário de Avaliação da Trajetória Esportiva (QATE). A análise foi feita por meio do alfa de Cronbach e coeficiente de correlação intraclasse (CCI). Os resultados demonstraram um alfa de 0.92 - considerado quase perfeito para a literatura - e o coeficiente de correlação intraclasse médio de 0.78 (considerado muito alto). Desse modo, conclui-se que o instrumento foi construído e validado de acordo com os índices propostos pela literatura e atingiu o objetivo inicial da sua criação e validação interna, isto é, entender melhor as funções do esporte de rendimento na vida dos praticantes. Assim, espera-se que no processo de validação externa, tais valores possam ser ainda mais promissores. Palavras-chave: Desenvolvimento Humano. Construção de Instrumentos. Pedagogia do Esporte. Abstract: The sport trajectory consist of two major steps: initiation and specialization, which can range from the infancy to adulthood. The Bioecological theory has been used to discuss questions about sports, such as talent development and resilience, however there is a lack of quantitative instruments capable of explaining the educational function and the development of human beings in sports. Thus, this study wants to build and validate a questionnaire to investigate the sport career under the Bronfenbrenner's Bioecological Model. Initially, a theoretical survey was accomplished, which generated the analytical matrix and provided subsidy for the subsequent phases. Thereafter, a focal group was carried out to adapt the questionnaire, and then, the new version of the questionnaire was submitted to the analysis of the items. In this stage, a content validity coefficient was found to be adequate for most of the items, and those whose obtained low values were re-adapted or removed from the questionnaire. Regarding the dimensions of the items, a Kappa index of 0.94 concordance was obtained among the judges, indicating that the items were adequate to the proposed dimension. The next stage consisted of the pilot test in order to verify the feasibility and reliability of the instrument. Approximately 118 university athletes took part into the study, using as instrument the Questionário de Avaliação da Trajetória Esportiva (QATE); in English, Questionnaire for the Sport Trajectory Evaluation. The analysis was made using the Cronbach alpha and intraclass correlation coefficient (ICC). Results demonstrated a 0.92 Cronbach alpha, considered by the literature as almost perfect, and an average ICC of 0.78, classified as very high. In this way, it is concluded that the instrument was constructed and validated according to the indexes proposed in the literature and reached the initial aim of its conception and internal validation - to better understand the role of high-level sport in the life of the practitioners. It is expected that, in the process of external validation, the values should be even more promising. Key words: Human Development. Construction of Instruments. Sports Pedagogy.
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