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dc.contributor.authorFranke, Monica Cecilia Gonçalves Condessa, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherStoltz, Tania, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-27T13:01:46Z
dc.date.available2019-05-27T13:01:46Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59101
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra Tânia Stoltzpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/03/2013pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.112-121pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa tem como objetivo identificar como a intervenção psicopedagógica pode contribuir positivamente no desenvolvimento do aluno com altas habilidades/superdotação submetido a aceleração escolar. O embasamento teórico da pesquisa utilizou como referenciais teóricos principais: Sternberg, Gardner e Renzulli. Em sua discussão sobre a inteligência, Sternberg considera três habilidades cognitivas importantes: o pensamento analítico, o pensamento criativo e o pensamento prático. Gardner descreve várias inteligências e Renzulli define as altas habilidades/superdotação como articulando as características de envolvimento com a tarefa, criatividade e inteligência acima da média e sugere intervenções pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, que utiliza como método o estudo de caso. Foi analisada e discutida a trajetória de um menino com altas habilidades/superdotação do tipo acadêmico que na sequência do atendimento psicopedagógico foi acelerado dois anos. Do período total de um ano e sete meses de atendimento psicopedagógico foram selecionadas nove sessões para análise e discussão e que retratam a evolução do desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivo, afetivo-emocional e social. Destas, seis sessões antecederam o processo de aceleração de estudos e três sessões são posteriores à aceleração. Também foram analisados encontros com a família e propostas de intervenções pedagógicas na escola. Os resultados da pesquisa apontam para a possibilidade de realizar um atendimento psicopedagógico em consultório voltado à aceleração escolar e paralelo à intervenção na escola. O estudo aponta para a possível articulação entre esses dois caminhos no atendimento ao sujeito com altas habilidades/superdotação, principalmente na aceleração de estudos. A intervenção psicopedagógica pode contribuir positivamente no desenvolvimento do aluno com altas habilidades/superdotação submetido a aceleração escolar se considerar sobretudo: a motivação do aluno para o processo de aceleração escolar; o apoio e acompanhamento do processo de compactação curricular; o trabalho conjunto do aspecto afetivo e cognitivo nas atividades desenvolvidas em consultório, nas orientações aos pais e na orientação à escola, ouvindo atentamente às necessidades dos diferentes participantes do processo. Analisando criticamente a trajetória, verifica-se que a criança com altas habilidades/superdotação do tipo acadêmico necessita de atendimento não só voltado ao amplo desenvolvimento de seu potencial, mas ao desenvolvimento de sua imaginação, criatividade e intuição, para além da lógica racional, visto estas contribuírem para o autoconhecimento e a diminuição da assincronia entre o campo afetivo e o cognitivo. Palavras chave: Altas habilidades/superdotação; aceleração de estudos; atendimento psicopedagógico.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to identify how the psychopedagogic intervention is able to affect positively on the development of a gifted student who is under school acceleration.The theoretical basis of the research was mainly based on: Sternberg, Gardner and Renzulli. In his discussion of the intelligence, Sternberg considers three important cognitive skills: the analytical thinking, creative thinking and practical thinking. Gardner describes multiple intelligences and Renzulli defines gifted as articulating the characteristics of involvement with the task, creativity and above average intelligence and suggests pedagogical interventions.This is a qualitative and exploratory research that uses case study as a method. It was analyzed and discussed the trajectory of a gifted boy of academic-type production who in the sequence of psychopedagogic treatment was accelerated for two years. Within one year and seven months of psychopedagogic treatment, nine sessions were selected for discussion and analysis that portray the evolution of the child development in cognitive, affective-emotional and social aspects. Of these, six sessions preceded the process of acceleration studies and three were held after the acceleration. Meetings with the family and proposed pedagogical interventions in the school were analyzed as well. The results of the research point to the possibility of a psychopedagogic treatment in the office focused to the school acceleration and parallel to the intervention in the school. The study points to a possible articulation between these two pathways in the treatment of the subject with gifted, mainly in the acceleration studies. The psychopedagogic intervention may interfere positively on the development a gifted student submitted to school acceleration if it mostly considers: the student motivation for the school acceleration; the support and monitoring of the curriculum compacting process; the work together of affective and cognitive aspects in the activities developed in the office, and also the parents and school orientations, listening carefully the needs of the different participants in the process. Critically analyzing the trajectory, it appears that academic-productive gifted child needs a treatment not only focused on the extensive development of his potential, but aslo the development of his imagination, creativity and intuition beyond rational logic. Keywords: Gifted student; acceleration studies; psychopedagogical treatment.pt_BR
dc.format.extent122 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSuperdotadospt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleAltas habilidades/superdotação, intervenção psicopedagógica e aceleração de estudos : um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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