Técnicas teatrais no ensino de publicidade e propaganda : uma proposta inovadora
Resumo
Resumo: Segundo a pesquisadora brasileira Fígaro (2011, apud PETERMANN, HANSEN, CORREA, 2013, p. 4) os profissionais de Publicidade e Propaganda quando graduados apresentam uma formação superficial. Com isso, pode-se perceber que a institucionalização do ensino acaba por limitar o aprendizado dos estudantes. Assim, embora no mundo do trabalho publicitário a criatividade seja exigida, o ensino em um sistema institucionalizado não permite que eles explorem a fundo habilidades que favorecerão o seu trabalho: o senso crítico, amplo repertório, poder de síntese, capacidade de interação com diferentes pessoas, de expressividade e apresentação ao público, criatividade e improviso. O presente trabalho identificou técnicas utilizadas no teatro para serem inseridas no ambiente acadêmico publicitário, propondo atividades de ensino inovador. Essa pesquisa apresenta uma análise sobre as estratégias de ensino atuais e as práticas teatrais que podem agregar e que refletiu em um experimento. Em sala de aula foi observado o engajamento dos estudantes diante dos exercícios planejados e o resultado da dinâmica, coletando dados que deram insumo para novas formas de se produzir o conhecimento através do teatro. Técnica essa que foi descoberta como uma grande aliada no ensino de Publicidade e Propaganda, tirando os acadêmicos de sua zona de conforto, e praticando a criatividade e as formas de apresentação, ampliando o repertório, desenvolvendo a habilidade de síntese e de expressividade
Collections
- Publicidade e Propaganda [199]