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dc.contributor.advisorQuadros, Cláudia Irene de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.creatorWzorek, Camilapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-07T13:19:56Z
dc.date.available2023-03-07T13:19:56Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58861
dc.descriptionOrientadora: Cláudia Irene de Quadros.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Empresas têm explorado dispositivos tecnológicos para conversar com os seus públicos. Esses dispositivos, inseridos em um novo contexto, geram formas diferentes de consumir mídias, alterando o modo como as pessoas se relacionam entre si e com os meios de comunicação. Consequentemente, mudanças culturais também atingem a maneira como os funcionários se relacionam com as organizações em que trabalham, alterando de modo significativo o desenvolvimento da comunicação interna. Dos públicos de uma organização, os colaboradores são considerados os mais estratégicos, pois são eles que são seus porta-vozes. Na era da convergência, a influência dos colaboradores é potencializada pela possibilidade de propagação de conteúdo nas redes sociais. Este trabalho estuda a comunicação interna a partir das interações e das apropriações dos funcionários por meio dos dispositivos tecnológicos. Neste Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, a empresa escolhida para analisar as reconfigurações da comunicação interna neste cenário de convergência foi a Celepar, Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná. A análise aconteceu durante o período de março a novembro de 2018. A cultura da convergência, conceito desenvolvido por Henry Jenkins, refere-se ao fluxo de conteúdos a partir e múltiplas plataformas de mídia que consistem em intensas transformações tecnológicas, mercadológicas culturais e sociais. Esse fluxo de informações afeta o cotidiano dos usuários das redes sociais, pois possibilita a produção e o compartilhamento de informações de forma facilitada. Parte-se do seguinte problema: Em que medida a comunicação interna deve ser atualizada a fim de incentivar a interação com e entre seus funcionários a partir do uso de dispositivos tecnológicos? Para tanto, também tentamos compreender apropriações e interações de funcionários com dispositivos tecnológicos e como o profissional de relações públicas pode mediar a comunicação interna neste contexto de convergência. Os operadores teóricos deste estudo são comunicação interna, convergência tecnológica, cultural e organizacional, interações mediadas por dispositivos tecnológicos e consumo midiático. A partir de múltiplos procedimentos metodológicos, que incluem revisão bibliográfica, observação sistemática no local de trabalho, entrevistas semi-estruturadas e análise de conteúdo, pretende-se alcançar os objetivos propostos neste TCCpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.subjectConvergência midiáticapt_BR
dc.titleA comunicação interna na era da convergência : reconfigurações e construção de um processo de comunicação colaborativapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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