• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Relações Públicas
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Relações Públicas
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A comunicação interna na era da convergência : reconfigurações e construção de um processo de comunicação colaborativa

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    WZOREK_Camila_a_comunicacao_interna_na_era_da_convergencia.pdf (2.988Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Wzorek, Camila
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Empresas têm explorado dispositivos tecnológicos para conversar com os seus públicos. Esses dispositivos, inseridos em um novo contexto, geram formas diferentes de consumir mídias, alterando o modo como as pessoas se relacionam entre si e com os meios de comunicação. Consequentemente, mudanças culturais também atingem a maneira como os funcionários se relacionam com as organizações em que trabalham, alterando de modo significativo o desenvolvimento da comunicação interna. Dos públicos de uma organização, os colaboradores são considerados os mais estratégicos, pois são eles que são seus porta-vozes. Na era da convergência, a influência dos colaboradores é potencializada pela possibilidade de propagação de conteúdo nas redes sociais. Este trabalho estuda a comunicação interna a partir das interações e das apropriações dos funcionários por meio dos dispositivos tecnológicos. Neste Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, a empresa escolhida para analisar as reconfigurações da comunicação interna neste cenário de convergência foi a Celepar, Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná. A análise aconteceu durante o período de março a novembro de 2018. A cultura da convergência, conceito desenvolvido por Henry Jenkins, refere-se ao fluxo de conteúdos a partir e múltiplas plataformas de mídia que consistem em intensas transformações tecnológicas, mercadológicas culturais e sociais. Esse fluxo de informações afeta o cotidiano dos usuários das redes sociais, pois possibilita a produção e o compartilhamento de informações de forma facilitada. Parte-se do seguinte problema: Em que medida a comunicação interna deve ser atualizada a fim de incentivar a interação com e entre seus funcionários a partir do uso de dispositivos tecnológicos? Para tanto, também tentamos compreender apropriações e interações de funcionários com dispositivos tecnológicos e como o profissional de relações públicas pode mediar a comunicação interna neste contexto de convergência. Os operadores teóricos deste estudo são comunicação interna, convergência tecnológica, cultural e organizacional, interações mediadas por dispositivos tecnológicos e consumo midiático. A partir de múltiplos procedimentos metodológicos, que incluem revisão bibliográfica, observação sistemática no local de trabalho, entrevistas semi-estruturadas e análise de conteúdo, pretende-se alcançar os objetivos propostos neste TCC
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/58861
    Collections
    • Relações Públicas [362]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV