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    Relações públicas e folkcomunicação : possibilidades de encontro a partir da Casa do Fandango Mestre Eugênio

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    SILVA_Lorraine_dias_da_relacoes_publicas_e_folkcomunicacao.pdf (968.9Kb)
    Data
    2018
    Autor
    Silva, Lorraine Dias da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A folkcomunicação tem sido uma perspectiva teórico metodológica ainda pouco adotada na área de Relações Públicas, porém vivida intensamente por todos os indivíduos que estão imersos em uma comunidade e em organizações nela inseridas. Nesse contexto, a proposta deste trabalho é procurar entender como se dá a junção dos elementos comunicacionais das relações públicas dentro, não somente da comunidade, mas também quando essas ferramentas se aliam aos conceitos de folkcomunicação e contribuem para a consolidação de uma marca em seu ambiente de atuação. Este trabalho de conclusão de curso tem como local de análise a comunidade de Paranaguá tendo como foco a Casa do Fandango Mestre Eugênio. Para tanto, foi realizado um diagnóstico demográfico e histórico da comunidade bem como a análise da relação da comunidade com o fandango e o objeto citado aqui. Além disso, entre os procedimentos utilizados estão também a pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas com representantes de instituições locais e comparações com dados governamentais que estão ao entorno da Casa e também do Fandango, o fanfango em si e a cidade de Paranaguá. Todas as análises foram realizadas dentro da perspectiva da Folkcomunicação proposta por Luis Beltrão, articulando conceitos desta perspectiva às noções de comunicação pública e publicidade marginal e comunicação popular. Os resultados permitiram um plano de comunicação integrado voltado para a Casa além de detectar lacunas que existem na comunidade e que são provenientes da falta de eficiência da comunicação pública com a comunidade e a participação da mesma como comunicação popular. Além disso, a pesquisa deixou visível o vazio preocupante deixada pela não atuação de Relações Públicas na área seja pelo não incentivo acadêmico ou pelo despreparo perante o mercado. A complexidade das temáticas abriu caminhos para futuras pesquisas, todas elas possíveis para serem realizadas pelas Relações Públicas integrando os conceitos da Folkcomunicação tendo como ponto inicial instituições como a Casa do Fandango Mestre Eugênio
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/58859
    Collections
    • Relações Públicas [362]

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