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dc.contributor.advisorJohn, Valquíria Michelapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.creatorSilva, Lorraine Dias dapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-06T18:10:44Z
dc.date.available2023-03-06T18:10:44Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58859
dc.descriptionOrientadora: Valquíria Michela John.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A folkcomunicação tem sido uma perspectiva teórico metodológica ainda pouco adotada na área de Relações Públicas, porém vivida intensamente por todos os indivíduos que estão imersos em uma comunidade e em organizações nela inseridas. Nesse contexto, a proposta deste trabalho é procurar entender como se dá a junção dos elementos comunicacionais das relações públicas dentro, não somente da comunidade, mas também quando essas ferramentas se aliam aos conceitos de folkcomunicação e contribuem para a consolidação de uma marca em seu ambiente de atuação. Este trabalho de conclusão de curso tem como local de análise a comunidade de Paranaguá tendo como foco a Casa do Fandango Mestre Eugênio. Para tanto, foi realizado um diagnóstico demográfico e histórico da comunidade bem como a análise da relação da comunidade com o fandango e o objeto citado aqui. Além disso, entre os procedimentos utilizados estão também a pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas com representantes de instituições locais e comparações com dados governamentais que estão ao entorno da Casa e também do Fandango, o fanfango em si e a cidade de Paranaguá. Todas as análises foram realizadas dentro da perspectiva da Folkcomunicação proposta por Luis Beltrão, articulando conceitos desta perspectiva às noções de comunicação pública e publicidade marginal e comunicação popular. Os resultados permitiram um plano de comunicação integrado voltado para a Casa além de detectar lacunas que existem na comunidade e que são provenientes da falta de eficiência da comunicação pública com a comunidade e a participação da mesma como comunicação popular. Além disso, a pesquisa deixou visível o vazio preocupante deixada pela não atuação de Relações Públicas na área seja pelo não incentivo acadêmico ou pelo despreparo perante o mercado. A complexidade das temáticas abriu caminhos para futuras pesquisas, todas elas possíveis para serem realizadas pelas Relações Públicas integrando os conceitos da Folkcomunicação tendo como ponto inicial instituições como a Casa do Fandango Mestre Eugêniopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFolkcomunicaçãopt_BR
dc.subjectComunicação na administração públicapt_BR
dc.titleRelações públicas e folkcomunicação : possibilidades de encontro a partir da Casa do Fandango Mestre Eugêniopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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