Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOlmo, Francisco Javier Calvo del, 1986-pt_BR
dc.contributor.authorTemime, Jules Jacquespt_BR
dc.contributor.otherAbou Haidar, Laurapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2022-01-10T15:09:54Z
dc.date.available2022-01-10T15:09:54Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58833
dc.descriptionOrientador: Francisco Calvo Del Olmopt_BR
dc.descriptionCoorientador: Laura Abou Haidarpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 14/09/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 111-114pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho de pesquisa-ação na didática do ensino da pronúncia em contexto lusófono se inspira nas diferentes metodologias que têm percorrido as práticas da fonética corretiva há vários séculos. O principal objetivo deste é ensinar para estudantes brasileiros a pronúncia do sistema vocálico francês, destacando uma abordagem verbo-tonal. A dissertação trata, num primeiro momento, do lugar da fonética corretiva nas práticas de ensino, dos principais métodos de correção utilizados hoje, e dos principais contrastes vocálicos entre o português brasileiro e o francês de referência. Na sequência da análise destes aspectos teóricos, o trabalho se concentra na realização de um teste diagnóstico de fonética apresentado aos alunos antes do início da formação, e na construção de aulas de correção fonética, analisando os diferentes exercícios e atividades desenvolvidas e as abordagens pedagógicas associadas. A dissertação termina com uma auto-avaliação e as reações dos alunos em relação a esse curso de extensão realizado em maio/junho de 2018. Palavras-chaves : francês língua estrangeira ; fonética corretiva ; método verbo-tonal ; sistema vocálico ; português brasileiro ; francês.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This action-research work in the field of the pronunciation teaching didactics in a Portuguese-speaking context is inspired by the different theoretical currents that have traversed corrective phonetics practices for several centuries. Its main objective is to teach a Brazilian audience the pronunciation of the French vocal system by highlighting a verbo-tonal approach. The thesis discusses first and foremost the place of corrective phonetics in teaching practices, the main correction methods used today and the main vocal contrasts between Brazilian Portuguese and standard French. Following the analysis of these theoretical aspects, the work focuses on the realization of a diagnostic phonetic test submitted to the learners before the beginning of the training and the construction of phonetic correction sequences by analyzing the different exercise / activity supports used and the associated pedagogical approaches. The thesis ends with a self-assessment and learners' feedback on this extension course implemented in May / June of 2018. Keywords : French as a foreign language ; corrective phonetics ; verbo-tonal method ; vocal system ; Brazilian Portuguese ; French.pt_BR
dc.format.extent2018 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLingua francesa - Compêndios para estrangeirospt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleL’Enseignement de la prononcioation du système vocalique français à un public lusophone brésilien : une approche verbo-tonalept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples