Transformação vivencial e os caminhos para a ressignificação escolar
Date
2018Author
Pinto, Marcos Rogerio Silvestri Vaz
Metadata
Show full item recordSubject
Educadores - FormaçãoEducação Escolar
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Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo : A proposta do projeto "Transformação Vivencial e os Caminhos para a
Ressignificação Escolar" visa a contribuir para a melhoria da qualidade dos
processos de gestão e de ensino-aprendizagem em duas unidades escolares de
Arujá e abrangerá questões que envolvem relações interpessoais de toda a
comunidade escolar e os processos pedagógicos. Por meio de debates, estudo em
grupo, rodas de conversa, oficinas e outras atividades pedagógicas, pretende-se
colaborar para a construção de um ambiente propício ao desenvolvimento de
metodologias próprias para que se consiga soluções coletivas para os desafios
enfrentados pelas unidades escolares.As habilidades de autoanálise, síntese e
planejamento serão trabalhadas em todas as etapas do projeto que será
desenvolvido com todos os educadores da unidade escolar e paralelamente com
toda a comunidade. O projeto será desenvolvido baseado nos conceitos
educacionais de renomados cientistas da área de educação e um dos eixos
norteadores da proposta serão os cinco desejos fundamentais dos seres humanos, a
saber: ser amado, elogiado reconhecido, útil e livre. O intuito aqui é aprender a
reconhecer os indivíduos por suas potencialidades e não pelos seus deficits, isso
não só para alunos e professores, mas também em relação à toda comunidade
escolar. No decorrer do desenvolvimento de todas as atividades desse projeto foram
se somando as experiências e as trocas ocorridas com nossos companheiros de
ANE – Alternativas para uma Nova Educação – fundamentais para ampliar nossa
visão de como poderíamos caminhar em diração aos objetivos estabelicidos e, mais
além, essenciais para fortelecer o desejo de caminhar enfrentando os desafios
apresentados durante todo o percurso. Nas rodas de conversa era possível
identificar elementos que nos conectavam, avanços que eram possíveis de serem
implementados e parcerías que poderíamos fazer com os amigos a fim de ampliar a
dimensão de nosso trabalho e consequentemente melhorá-lo. Fazer visitas aos
projetos desenvolvidos por outros colegas da ANE e recebê-las em nosso projeto foi
fundamental para fortalecer vínculos e dar sustentação às ações desenvolvidas. Por
fim, mesmo com a conclusão da pós-graduação o coletivo ANE continua atuando o
que prova que o que foi ali construido durante os 18 meses de convivência
permanece muito vivo, pois as trocas continuam, os laços de cooperação se
fortalecem a cada momento e o sonho de construir uma educação que contribua
para a edificação de uma sociedade mais justa, vai se constituindo cada vez mais
real.