Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJanzen, Henrique Evaldo, 1957-pt_BR
dc.contributor.authorLuiz, Cindy Gleyce Santos, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-28T11:46:04Z
dc.date.available2019-05-28T11:46:04Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58131
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Henrique Evaldo Janzenpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 23/03/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.91-94pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o lugar da literatura na disciplina Língua Portuguesa na escola e suas relações com as formas de apresentação do texto literário a partir das vozes sociais de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental II. Partimos, na primeira do trabalho, da problematização do lugar da pesquisadora e do objeto de pesquisa através dos conceitos de sujeito, ética e estética (BAKHTIN, 1993; 2010), apresentaremos também uma concepção de estudo sócio histórico das vozes presentes na escola. Para tanto, investigamos as configurações do dialogismo, as forças centrípetas e centrífugas, no discurso dos sujeitos participantes ao conceituar o que seja a função da literatura em sua escolarização, focando nas relações entre sujeito, sociedade e historicidade. Essa relação nos levou a investigar as formas de apresentação do texto literário ao longo de seu percurso, primeiro, durante o período em que a escrita começou a ser utilizada, depois, nos documentos oficiais da educação desde 1922 até a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1997. Na parte empírica, foram feitas observações, questionários e entrevistas coletivas com os alunos, em que procuramos verificar os conceitos sobre o lugar do texto literário na escola e a que discursos esses conceitos estavam respondendo. A triangulação dos dados resultou uma análise que revelou o diálogo entre as funções dadas pelos alunos à literatura em sua formação escolar e a longa trajetória do lugar do texto literário na escola, seja dialogando com o manual didático, com as práticas em sala de aula, ou construída por experiências estéticas às quais não tivemos acesso. Palavras-chave: Bakhtin; literatura; escola; dialogismopt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work aims to reflect on the place of literature in the discipline in regular school on Portuguese’s class and its relations with the forms of presentation of the literary text from the social voices of eighth grade students of Elementary School II. We begin, in the first one, the problematization of the researcher's place and the research object through the concepts of subject, ethics and aesthetics (BAKHTIN, 1993; 2010), we will also present a conception of socio-historical study of the voices present in the school. In order to do so, we investigate the configurations of dialogism, centripetal and centrifugal forces, in the discourse of the participating subjects in conceptualizing what the function of literature in their schooling, focusing on the relations between subject, society and historicity. This relationship led us to investigate the forms of presentation of the literary text along its course, first during the period in which the writing began to be used, then in the official documents of education from 1922 until the publication of the National Curricular Parameters, in 1997. In the empirical part, observations, questionnaires and collective interviews were made with the students, in which we tried to verify the concepts about the place of the literary text in the school and to which discourses these concepts were responding. The triangulation of the data resulted in an analysis that revealed the dialogue between the functions given by the students to the literature in their school education and the long trajectory of the place of the literary text in the school, whether in dialogue with the didactic manual, classroom practices, or constructed by aesthetic experiences to which we have no access. Keywords: Bakhtin; literature; school; dialogismpt_BR
dc.format.extent149 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLingua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleÉ o mar que carrega com a gente pra gente pescar : as relações dialógicas entre a tradição e as vozes dos alunos sobre o lugar do texto literário no ensino de Língua Portuguesa na escolapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples