Diretrizes para o estímulo à colaboração entre estudantes de design
Visualizar/ Abrir
Data
2018Autor
Silva, Arabella Natal Galvão da, 1975-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A colaboracao e um tema que vem sendo estudado por varios campos do conhecimento, entre eles o design. Nesse campo e considerada uma competencia especialmente importante a ser desenvolvida entre estudantes. E no contexto universitario que se experimentam as parcerias para o desenvolvimento de projetos. No entanto, a forma como professores e estudantes lidam com a colaboracao nao culmina necessariamente em resultados satisfatorios. Nas disciplinas de projeto de cursos superiores de design, ela tem sido tratada como consequencia da dinamica da disciplina, sem que haja a intencao consciente de desenvolve-la. Esse contexto fez emergir o seguinte problema: como estimular a colaboracao entre os estudantes durante as atividades pedagogicas de disciplinas de projetos em cursos de design? A partir desse problema, foi definido o objetivo principal de desenvolver diretrizes que possibilitem estimular a colaboracao entre os estudantes durante as atividades pedagogicas de disciplinas de projetos em cursos de design. Para atingir esse objetivo, o metodo de pesquisa adotado foi construido em tres etapas. Na primeira etapa, foi realizada a pesquisa de referencial teorico, abordando os temas ensino de projeto em design e colaboracao. Com base nessa pesquisa, foram desenvolvidas pela autora prototipos de diretrizes (proto-diretrizes) para o estimulo a colaboracao. Com tais prototipos foi possivel aperfeicoar o foco de cada diretriz. Na segunda etapa, foi realizado um Grupo Focal com professores de projeto, com o objetivo de verificar a aplicabilidade das proto-diretrizes propostas. O refinamento das protodiretrizes, apos a analise dos dados do Grupo Focal, deu origem as diretrizes. Na terceira etapa, as diretrizes foram aplicadas em tres estudos de caso, visando verificar sua efetividade no estimulo a colaboracao em contextos institucionais diversos. Desta forma, os estudos de caso ocorreram em uma universidade publica e em uma privada, em cursos de tecnologia e bacharelado com habilitacoes distintas. Os resultados demonstram que o professor e o elemento central para responder ao problema de pesquisa proposto, haja vista que e ele o agente que define de que maneira a disciplina de projetos sera desenvolvida. Alem disso, as diretrizes produziram efeitos positivos na colaboracao entre os estudantes, bem como podem ser aplicadas em contextos diversos, atingindo os objetivos propostos para esta tese. Finalmente, foi possivel verificar que professores que conduzem a disciplina focados nos aspectos tecnicos do projeto, ao aplicar as diretrizes, tendem a obter resultados melhores, em termos de colaboracao entre estudantes, do que professores que adotam intuitivamente alguma estrategia de estimulo a colaboracao. Palavras-chave: Colaboracao. Ensino de Projeto. Design. Diretriz. Abstract: Collaboration is a subject that has been studied by several fields of knowledge, among them design. In this field it is considered a particularly important competence to be developed among students. It is in the university context that partnerships are experienced for projects development. However, the way teachers and students deal with collaboration does not necessarily culminate in satisfactory results. In project disciplines of higher education courses, it has been treated as a consequence of the discipline dynamics, without the conscious intention of developing it. This context brings out the following problem: how to stimulate collaboration among students during pedagogical activities of project disciplines in design courses? Based on this problem, was defined the main objective of developing guidelines that can stimulate collaboration among students during pedagogical activities of project disciplines in design courses. To achieve this goal, the research method adopted was constructed in three stages. In the first stage, a theoretical reference research was carried out, considering the themes of project teaching in design and collaboration. Based on this research, the author developed guidelines prototypes (proto-guidelines) to stimulate collaboration. With such prototypes it was possible to improve each guideline focus. In the second stage, a Focus Group was conducted with project teachers, with the objective to verify the proposed proto-guidelines applicability. The proto-guidelines refinement after Focus Group data analysis gave rise to the guidelines. In the third stage, the guidelines were applied in three case studies in order to verify their effectiveness of stimulating collaboration in different institutional contexts. Thus the case studies took place in a public university and in a private university, in technology and bachelor degree with different qualifications courses. The results showed that the teacher is the central element to answer the proposed research problem, as he/she is the agent that defines how project discipline will be developed. In addition, the guidelines have produced positive effects in collaboration among students, as well as can be applied in diverse contexts, achieving the goals proposed for this thesis. Finally, it was possible to verify that teachers, who conduct the discipline focused on project technical aspects, when applying the guidelines, tend to obtain better results in terms of collaboration among students than teachers who intuitively adopt some strategy to stimulate collaboration. Key-words: Collaboration. Project teaching. Design. Guidelines.
Collections
- Teses [68]