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dc.contributor.authorLourenço, Barbara Pilati, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherGodoi, Elena, 1947-pt_BR
dc.contributor.otherDias, Luzia Schalkoskipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2018-10-05T18:33:22Z
dc.date.available2018-10-05T18:33:22Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57398
dc.descriptionOrientadora: : Profa. Dra. Elena Godoipt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Luzia Schalkoskipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 05/07/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.197-204pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: Nesta dissertação, cinco peças publicitárias consideradas ofensivas pelo público e denunciadas ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) foram analisadas. O intuito é o de entender as avaliações realizadas pelo público denunciante. Para que fosse possível compreender o papel do processo inferencial na análise do fenômeno da polidez presente nos anúncios selecionados, aproximou-se a teoria da polidez (TP), de Brown e Levinson ([1978] 1987), à teoria da relevância (TR), de Sperber e Wilson (1986). Por meio da TP, as estratégias de polidez empregadas pelo publicitário na construção da intenção comunicativa das peças serão indicadas. As regras modus ponens e modus ponens conjuntivo (propostas pela TR) delinearão o processo inferencial realizado pelos denunciantes. Já a Gramática do Design Visual, de Kress e van Leeuwen (2006), indicará os elementos não verbais importantes para que a peça fosse avaliada como ofensiva. O corpus foi escolhido devido ao fato de a publicidade estar presente de forma bastante contundente em nosso dia a dia e de os anúncios serem um gênero textual caracterizado como multimodal, o que significa que nele o verbal e o não verbal se inter-relacionam. Dessa forma, tanto a análise imagética quanto a consideração dos elementos linguísticos são relevantes no estudo de anúncios, já que contribuirão para o reconhecimento - por parte do ouvinte/leitor - das intenções comunicativa e informativa pretendidas pelo publicitário. Palavras-chave: CONAR. Publicidade. Teoria da polidez. Teoria da relevância.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this dissertation, five advertising pieces considered offensive by the audience and denounced to the Brazilian Advertising Self-Regulation Council (CONAR) were analyzed. The purpose is to understand the evaluations done by the denouncing public. In order to understand the role of the inferential process in the analysis of the politeness phenomena present in the selected ads, Brown and Levinson's (1987) politeness theory (PT) and Sperber and Wilson's (1986) relevance theory (RT) were approximated. Using the PT, the strategies of politeness used by the publicist in the construction of the communicative intention of the pieces will be indicated. The rules modus ponens and conjunctive modus ponens (proposed by RT) will outline the inferential process made by the complainants. The Grammar of Visual Design, by Kress and van Leeuwen (2006), will indicate the non-verbal elements that are important for the piece to be evaluated as offensive. The corpus was chosen due to the fact that advertising is constantly present in our day to day lives and because the ads are a textual genre characterized as multimodal, which means that in it the verbal and the nonverbal interrelate. In this way, both the imagery analysis and the consideration of linguistic elements are relevant in the study of advertisement, since they will contribute to the recognition - by the listener/reader - of the communicative and informative intentions planned by the advertiser. Key words: Advertising. CONAR. Politeness theory. Relevance Theory.pt_BR
dc.format.extent204 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPropaganda - Linguagempt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectRelevância - Comunicaçãopt_BR
dc.titleAnálise de peças publicitárias nas perspectivas das teorias da polidez e da relevânciapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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