Fusão entre YouTube e propaganda : a narrativa publicitária no conteúdo de canais no YouTube
Resumo
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo estudar a narrativa publicitária dentro dos conteúdos de canais da plataforma do YouTube. Para a realização do estudo optou-se pela utilização dos métodos de análise de conteúdo por meio do estudo de caso múltiplo, contando com a análise de nove vídeos de três canais da plataforma. Foram analisadas produções dos períodos distintos de um ano atrás (março/abril de 2017); seis meses atrás (agosto/setembro de 2017), e de março de 2018 dos canais Jovem Nerd, Camila Coelho e Me Poupe!. Características como dinamicidade da lin-guagem audiovisual, simpatia, humor, conteúdos especializados, storytelling, trans-parência, credibilidade, testemunhal e endosso praticados, constroem uma narrativa publicitária dentro do YouTube em conjunto com os conteúdos produzidos pelos youtubers em seus canais. A partir da análise da publicidade dentro das produções se constatou o YouTube como plataforma de desenvolvimento dos novos formatos publicitários que vêm sendo construídos, principalmente por meio das plataformas digitais. Assim o projeto possibilitou visualizar a narrativa publicitária digital que se desenvolve no YouTube e é impulsionada para outras mídias
Collections
- Publicidade e Propaganda [227]