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    Nietzsche e a educação : autonomia como exercício da vontade de potência

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    R - E - ELBIO EDUARDO GUERRERO DA ROSA.pdf (625.9Kb)
    Data
    2017
    Autor
    Rosa, Elbio Eduardo Guerrero da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar as principais reflexões sobre educação de Friedrich Nietzsche. Serão explanados, num primeiro momento, alguns conceitos de fundamental importância na concepção do filósofo, como: vontade de potência e niilismo. Num segundo momento tratar-se-á do pensamento de Nietzsche em relação ao problema da linguagem e da verdade. Finalmente apresentar-se-ão as principais críticas do filósofo às instituições de ensino do seu tempo e suas reflexões acerca de como deveria de ser uma proposta de educação cuja finalidade fosse a elevação cultural dos indivíduos, a qual se fundamentaria na possibilidade destes se tornarem livres e autônomos pelo exercício da vontade de potência.
     
    Resumen: Este trabajo tiene por objetivo presentar las principales reflexiones de Friedrich Nietzsche sobre educación. Serán explanados, en un primer momento, algunos conceptos de importancia fundamental en su filosofia, como: voluntad de poder y niilismo. En un segundo momento serán presentados los principales argumentos del autor relacionados al lenguage y a la verdad. Finalmente serán presentadas las principales críticas hechas por Nietzsche a las instituciones de enseñanza de su tiempo y sus reflexiones acerca de como debería de ser una propuesta educacional cuya finalidad fuese la elevación cultural de los indivíduos, la cual se fundamentaría en la posibilidad de que estos se tornasen libres y autónomos mediante el ejercicio de la voluntad de poder.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56401
    Collections
    • Filosofia da educação [69]

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